TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Empreendedorismo Etapa 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Empreendedorismo Etapa 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 5

Definições do negócio a ser criado pelo grupo:

a) Qual mercado ela atende?

O mercado de importação é um ramo de grande facilidade de integração, que atende uma grande demanda de produtos especificando eletrônicos e informática. E também vem de um grande fornecedor, a China, que fabrica os produtos com um custo muito menor e hoje com as facilidades de uma boa relação e importação entre os países (Brasil e China). Importar mercadorias da China hoje em dia é mais fácil do que se imagina. Basta ter um CNPJ, comprar de algum fornecedor, pagar os impostos de importação, frete e os demais custos. Geralmente a mercadoria demora menos de uma semana para chegar se o envio for por alguma transportadora aérea, como UPS ou Fedex. Como é necessário fazer o pagamento antecipado, é extremamente recomendado que se compre apenas de fornecedores certificados. A principal razão da concentração da importação brasileira originária da China nos materiais eletro eletrônicos decorre da estratégia das transnacionais que atuam nesse mercado. Essa estratégia é baseada na integração vertical, que consiste em cada unidade da transnacional fazer parte de uma sequência - ou ela desenvolve produtos de uma etapa da cadeia produtiva ou envia produtos para uma unidade montadora. E considerando a grande procura desses produtos no mercado nacional e com um custo bem menor, a venda desses produtos é praticamente certa e com uma grande porcentagem de lucro.

b) Qual o retorno econômico que ela proporcionará?

Considerando o ramo de importação, o retorno econômico que o mercado de importação desses produtos e a revenda é considerada de curto á médio prazo vendo a grande demanda deste tipo de produto (eletro eletrônico). Tão importante quanto o custo unitário dos produtos é o peso, embalagem e volume. Pois para calcular o custo de entrada, a receita federal soma o custo do frete no custo do produto e começa a tributar a partir desse número. Muitos produtos apresentam custo super baixo na china, mas devido ao volume e distância entre nossos países, o custo de frete faz toda diferença. Atualmente o frete aéreo para um quilo ou metro cúbico de Hong Kong para Guarulhos/Viracopos ou Curitiba gira em torno de 9 dólares. O frete marítimo gira em torno de US$ 1.200,00 dólares num container de 20 pés, que cabe aproximadamente 28 metros cúbicos ou 28 toneladas. Depois há a parte dos impostos, pois ambos os impostos da China e do Brasil são totalmente diferentes e dependendo da negociação feita, os valores podem mudar no custo final do produto, isso pode ser resolvido com a contratação de um despachante aduaneiro* (O Despachante Aduaneiro, é um profissional que tem por finalidade representar Importadores, Exportadores e transportadores, perante entidades comerciais e governamentais, a fim de que se efetue os procedimentos comerciais, fiscais, administrativos e aduaneiros necessários a liberação de uma mercadoria a ser importada ou exportada nas diversas modalidades de operações de comércio exterior.). Feito tudo isso o resultado final é o custo do produto colocado dentro do depósito do importador brasileiro. Caso seja um custo atraente, menor que o que atualmente a empresa paga no mercado doméstico e que permita uma rentável margem de lucro, é hora de calcular o capital necessário para a operação. Pois quando o assunto é importação, não há prazo de pagamento, tudo é pago a vista ou antecipado.

c) Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?

As vantagens competitivas são de certo modo, bem iguais aos dos concorrentes com relação a atendimento e preço. Isso porque o ramo de importação é bem igual com relação á preços dos produtos pois se comprados em grandes quantidade o preço será bem menor, e com relação aos clientes o mesmo procura a grande demanda do produto, preço bastante acessível e qualidade, e isso é a grande preocupação das empresas. Mas os conceitos que serão prezados pela empresa são o foco no cliente e na valorização do mesmo, buscar a máxima qualidade do produto, uma distribuição bem ampla, alta reputação de marca e reputação positiva para o cliente, bem como localização e fácil acesso é uma das principais vantagens.

d) Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?

A equipe que transformará essa oportunidade em negócio está classificada como uma sociedade limitada com sete integrantes sendo que ambos são sócios, e cada um com uma porcentagem e participação no capital da empresa, bem como atuar na função estabelecida de acordo com os moldes da sociedade. Ambos tem grande capacidade e conhecimento aplicado de empreendedorismo e administração bem como estrutura e envolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com