TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL

Artigos Científicos: ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - MANAUS

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Macielle Valéria Lima De Andrade – RA 418365

Sabrina Ilana Nunes Machado – RA 428259

Tutor Presencial: Felipe Malcher

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DO

CONTROLE DA PRODUÇÃO

MANAUS-AM

2014

INTRODUÇÃO

Neste estudo de pesquisa que iremos trabalhar temos como objetivo definir e compreender os assuntos que podem contribuir para a excelência na operacionalização de uma organização. Para isso estudaremos os seguintes temas: planejamento e controle da produção, programação da produção e controle de estoques, nossa metodologia a ser utilizada será a partir de referências bibliográficas e saites acadêmicos

Acreditamos que após terminarmos essa atividade teremos um bom conhecimento pessoal e profissional da administração do PCP, como acadêmicos do curso de Logística da Faculdafe Anhanguera.

Etapa- 1

1-PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

O processo de planejamento constitui uma das mais importantes funções gerenciais. A realização de esse processo objetiva assistir o gerente na direção e controle da empresa, coordenar as varias entidades envolvidas, orientar a execução do empreendimento, além de facilitar o controle do mesmo. Neste contexto, estão envolvidos uma serie de agentes intervenientes, com diferentes culturas, funções e especialidades, manipulando, diariamente, uma grande quantidade de informações, necessárias para o desenvolvimento de suas atividades. Essas informações normalmente estão dispersas, sem nenhuma estrutura na empresa, dificultando, assim, a tarefa da gerencia, que necessita de informações suficientemente confiáveis para a tomada de decisão.

1.2- EXEMPLOS DE UMA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO.

O planejamento é a primeira etapa do processo administrativo que determina metas em longo prazo.

Etapas do planejamento determinam a seqüência em que a atividade deve acontecer

• Como fazer

• Quando fazer

• Quem deve fazer

• De que maneira fazer

Em outras palavras, o planejamento se refere ao futuro, a sua execução deve permitir certa flexibilidade e adaptação.

1.3 - FLUXOGRAMAS DE PLANEJAMENTO.

2- CONTROLE

O controle visa medir e corrigir o que foi feito no planejamento, para garantir que os planos sejam executados da melhor maneira possível. O controle verifica tudo o que esta sendo feito de acordo com o planejamento, contribuindo para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros e falhas, em tempo hábil para permitir ação corretivas oportunas.

2.2-O controle é regido em princípios:

• Objetivo

• Definição de dados

• Exceção

• Ação

Em outras palavras o controle é utilizado para medir desempenho e corrigir o desempenho.

2.3- FINALIDADES E FUNÇÕES DO PCP

A finalidade do CP é aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se de atuar sobre os meios de produção com propósito de aumentar a eficiência, e cuida para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.

O PCP tem de planejar a produção e controlar o seu desempenho, e estabelece antecipadamente o que a empresa devera produzir. O PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ou que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possuam surgir. O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo. Antes, planejando o processo produtivo, programando matérias, máquinas, pessoas e estoque. Durante e depois, controlando o funcionamento do processo produtivo para mantê-lo de acordo com o que foi planejado. Assim, o PCP as seguir a obtenção da máxima eficiência e eficácia do processo de produção da empresa.

O PCP mantém uma rede de relação com as demais áreas da empresa, as inter- relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais.

2.4- FLUXOGRAMAS DA RELAÇÃO DO PCP COM OUTRAS ÁREAS.

Etapa- 2

3 - PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO CONTROLE DA PRODUÇÃO

A partir da elaboração planejamento ou plano de produção, o passo seguinte é a programação de sua execução. Como o plano de produção é muito amplo e genérico, a programação precisa detalhá-lo para que possa ser executado no dia a dia da empresa. Programamos determina quando e como deve ser realizada.

Programação criando um tipo de agenda com vária unidade de medida para que se compre esta meta.

O fluxo de informação deve ter o propósito de comandar coordena e integrar processo produtivo da organização. A programação esta ligado com diversas área como compra, fornecedor, almoxarifado, deposito e etc.

3.1- FLUXOS DE INFORMAÇÕES DA PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO.

Este procedimento está muito a gosto do departamento de produção: o supervisor tem por liberdade para utilizar seus homens e maquinas do modo programado; o departamento poderá ter seu próprio programador que ira trabalha com seus materiais e maquinas e com aparecimento de imprevistos.

A inda a favor da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com