TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE PORTO ALEGRE

ATPS

CURSO: ADMINSTRAÇÃO DE EMPRESAS (6º Série)

DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

TUTOR À DISTÂNCIA: MARCELO CARVALHO

TUTOR PRESENCIAL: CARLOS ALBERTO STEIN

Porto Alegre, 09 de Outubro de 2014

INTRODUÇÃO:

Este trabalho vai ver como as organizações e a empresa não são tarefas fácil nem imediata. As organizações administram as atividades dentro da empresa, situações que são causadas e desafios que envolvem o mercado, contingenciam econômicas, estratégicas do concorrente, o impacto da globalização, os recorrentes políticos governamentais que influência poderosamente no destino e o comportamento das organizações e empresas.

A produção exige algo da empresa, enfim toda a empresa produz algo, então os produtos, serviços, conveniências, entretenimento, informações é um objetivo básico de todas as empresas, a produção trabalha com informações valiosas, com base dessas informações ela pode continuar a produzir sem risco a empresa.

Etapa 1

CONCEITO DE PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO.

O planejamento da produção é vital para sucesso da empresa, coloca-se na previsão de vendas com base no que a empresa pretende colocar no mercado, com este dois pontos fundamentais, para planejamento da produção programa-se as maquinas, as matérias primas e a mão de obra para extrair desse conjunto de recurso um resultado de produção que seja compatível com sua capacidade de produção e previsão de vendas, descontando eventuais estoque de produtos disponíveis.

O P.P é estabelecido, a priori, tendo daquilo que empresa ira produzir, em vista de um lado a sua capacidade de produção e de outro a previsão de vendas que sempre deve ser atendida. Sendo então P.P procura coordenar e integrar máquinas, pessoas, matérias primas, matérias em vias e processos produtivos em todo sistemático e harmonioso. Isso tudo para produzir com máximo de eficiência toda empresa precisa planejar sua produção.

PROGRAMA DA PRODUÇÃO:

A programação da produção precisa detalha-lo para que possa ser executado no dia a dia da empresa. Programação de produção determina o quanto de produção no dia vai ser e como vai ser executada, assim estabelecendo uma agenda de compromissos para as diversas unidades envolvidas no processos produtivos da empresa, alem que visa estabelece o fluxo de informações para todos unidades envolvidas com propósito de comandar o processo produtivo da empresa.

As informações mais importante do programa de produção; é que?, quantos?, quando? e onde? Assim podemos ver que programação da produção transformas o plano de produção que define as ordens de produção e de compra que deverão ser executadas pelo diversos órgão da empresa que são vinculados diretos e indiretamente tais como produção, almoxarifado, compras, depósitos, controle de qualidade, custo, contabilidade, pessoas etc.

Principais objetivos do programa da produção são:

* Coordenar e integrar todas as unidades da empresa diretas ou indiretas no processo produtivos da fabrica ou empresa.

* Garantir a entrega do produto ao cliente.

* Garantir a disponibilidade de matérias primas.

* Distribuir a carga de trabalho corretamente para que não sobre carregue a empresa assegure a melhor sequencia de produção para melhor resultado.

* Balancear o processo produtivo de modo a evitar gargalo de produção.

* Aproveitar ao máximo a capacidade instalada da empresa.

* Estabelecer melhor maneira para obter resultado com matéria prima (compra), Mao de obra (RH), maquinas e equipamentos (engenharia) etc.* Estabelecer melhor forma por meio de produção, padrões de controle para que o desempenho possa ser continuamente monitorado, avaliado e melhorado.

CONTROLE DE PRODUÇÃO:

Controle da produção é que acompanha avalia e regula as atividades produtivas para mantê-las dentro ao que foi planejado e assegura que atinjam os objetivos pretendidos.

O sistema de controle da produção e coordenada para execução do plano e o alcance dos objetivos, a produtividade deve funciona integradamente.

Para que ele precisa ser controlado a fim de que se assegure que aquilo que foi planejado esta sendo executado e que os objetivos pretendidos estão sendo alcançados. A eficiência esta relacionada com a execução da produção, com estes métodos e processo aplica-se com utilização dos recursos produtivos, enquanto isso eficácia esta relacionada com os objetivos desejados, sendo assim, com a quantidade e qualidade dos produtivos e serviços produzidos pelo sistema.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO PCP:

O PCP se baseia em princípios fundamentais e não em leis. Quando falamos de planejamento da produção, o PCP utiliza os principais fundamentais do planejamento, quando trata do controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle.

Os princípios que regem o planejamento são:

* Principio da definição do objetivo; objetivo deve ser definido de uma forma clara, para que planejamento seja adequado, o objetivo é uma forma de planejamento determina a onde pretende atingir, o planejamento constitui o meio para alcançar o objetivo definido.

* Principio da flexibilidade do planejamento; o planejamento tem que ser flexível para ser adaptar às situações imprevistas. Planejamento se refere ao futuro, com flexibilidade apreende a lidar com problemas imprevistos e se adaptar e sofrer com todos os tipos de alterações.

Princípios que regem o controle são:

* Princípios dos objetivos; é feito controle para alcançar objetivos por meio da indicação dos erros, de falhas, em tempo rápido para ação corretiva e oportuna.

* Princípios da definição dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com