TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Patrimonio Liquido 2014 - Contabilidade

Trabalho Universitário: ATPS Patrimonio Liquido 2014 - Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

O Patrimônio Líquido representa os recursos próprios da empresa, a parcela do patrimônio proveniente dos proprietários e do desempenho das suas atividades ao longo da vida. Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos de uma empresa depois de deduzidos todos os seus passivos.

As contas que compõem o Patrimônio Líquido de uma empresa são divididas conforme sua importância:

Capital – São os valores investidos pelos proprietários e os demais responsáveis pela instituição. A conta CAPITAL é substituída por capital social nas cooperativas e por patrimônio social nas demais entidades sem fins lucrativos.

Reservas de Capital – São os valores destinados ao aumento e ganho de capital,, incluindo uma eventual correção ou atualização monetária patrimonial.

Reservas de Lucros – São os valores decorrentes de lucros acumulados do exercício atual e anteriores retidas para finalidades diversas. Sendo elas:

Reserva Legal – Obrigatória por lei; deve ser constituída com 5% do lucro líquido do exercício e não deve exceder a 20% do capital social. A reserva legal só poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o valor do capital. Tem como objetivo manter a integridade do capital social.

Reserva Estatutária – Precisa estar definida no estatuto social da instituição, que deverá definir sua finalidade; fixar critérios para determinar a parcela anual do lucro líquido a ser destinada à sua constituição; estabelecer seu limite máximo.

Reserva para Contingências – Parte do lucro poderá ser destinado a composição desta reserva, aprovada em assembleia geral, indique a causa da perda prevista e o período em que a mesma deverá ser revertida pela não utilização.

Reservas para Incentivos Fiscais – Por proposta da administração e/ou aprovação da assembleia geral, parte do lucro líquido decorrente de doações e subvenções governamentais para investimentos, poderá ser destinado a constituição desta reserva.

Reserva de Lucros a Realizar – Quando a parcela dos dividendos obrigatórios ultrapassar o valor do lucro líquido realizado financeiramente, a empresa poderá constituir esta reserva pelo valor excedente dos dividendos. Quando o lucro for financeiramente realizado, a reserva deverá ser distribuída na forma de dividendos. O mesmo só não ocorrerá em caso de prejuízos futuros que compensem tal reserva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com