TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PATRIMONIO LIQUIDO

Tese: PATRIMONIO LIQUIDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  Tese  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

PATRIMONIO LIQUIDO: É a substancia liquida patrimonial, ou seja a diferença positiva entre bens e direitos (ativo) e as obrigações (passivo).

PL = Ativo – Passivo

SITUAÇÃO LIQUIDA DO PATRIMONIO: Geneticamente, a diferença entre o ativo e o passivo no patrimônio pode ser chamada de situação líquida do patrimônio, podendo o patrimônio apresentar três situações liquidas.

1° O ativo maior que o passivo, resultando em uma situação liquida ativa.

2° O ativo é menor que o passivo, onde resulta uma situação liquida passiva, também denominada negativa.

3° O ativo é igual o passivo, onde resulta uma situação nula ou compensada, nesse caso o capital foi absolvido e todo patrimônio pertence a terceiros, pois bens e direitos são iguais as obrigações.

CAPITAL: Toda empresa necessita de uma quantia inicial de recursos, para efetuar suas primeiras aquisições, seus primeiros pagamentos e outras obrigações. Os proprietários e ou sócios então aplicam seus recursos financeiros pessoais com o objetivo de proporcionar a empresa os meios necessários para o inicio das atividades, essa quantia inicial e denominada contabilmente de capital social.

OQUE É CONTABILDIADE

Ciência que estuda e controla o patrimônio de qualquer entidade, é um termômetro que é capaz de medir a saúde da empresa, fornecendo elementos indispensáveis de controle e o dados necessários para que os administradores possam tomar as decisões

OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

Controlar os fenômenos ocorridos de uma entidade, permitir que os interessados tenham informações a cerca da situação econômica e financeira da entidade, em sentido estático, para tomada de decisões presentes e planejamentos futuros

IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE

Ela conta o “Histórico” do passado da empresa e eventualmente ajuda nas decisões futuras.

ESCRITURAÇÃO – registros dos fatos contábeis

DEMONSTRAÇÃO CONTABIL – formas dispositivas dos diversos aspectos do patrimônio e do resultado em período administrativo

AUDITORIA – confirmação de que as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial da entidade e o resultado do período examinado, de acordo com os princípios de contabilidade e as normas contábeis em vigor aplicados uniformemente em períodos sucessivos.

ANALISE DE BALANÇOS – decomposição, comparação e interpretação do estado patrimonial e do resultado dos exercícios.

ENTIDADE – patrimônio da entidade não se confundem com o patrimônio dos seus sócios ou acionistas, ou proprietário individual.

REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL – os registros devem ser efetuados na contabilidade baseados no valor de aquisição do bem pelo preço de fabricação, incluindo os gastos necessários para colocar o bem em condições de gerar os benefícios para a empresa (valores originais das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com