TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Teorias Da Contabilidade - Anhanguera

Ensaios: ATPS Teorias Da Contabilidade - Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil

Artigo: “A disciplina Teoria da Contabilidade nos cursos de graduação

– algumas considerações”

O tema principal do autor: Discutir aspectos que possam contribuir para melhor se ministrar a disciplina Teoria da Contabilidade.

Qual o problema e quais as recomendações indicadas a serem adotadas pelo professor,

para o aproveitamento ideal do aprendizado pelo aluno: Um dos problemas é despertar o interesse do estudante por esta disciplina, já que há grande negação quando se fala em Teoria. Para isso, deve-se mostrar que a Teoria está constantemente contribuindo com a arte de bem informar o usuário e explicando como isso ocorre. Outra indicação é fazer com que os alunos se inteirem da antiguidade, nobreza e importância da Contabilidade, para que conhecendo o passado, se interessem pelo futuro. Os conceitos devem ser apresentados de forma homeopática, com clareza de enunciado e com exemplos práticos, evitando linguagens sofisticadas.

Stakeholders: Investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governo e suas agências e ainda o público.

Objetivos principais da contabilidade e das demonstrações contábeis: A contabilidade tem por objetivo permitir ao usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, provendo-os com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade. Já as demonstrações contábeis visam fornecer informações sobre a situação patrimonial e financeira, o desempenho e as alterações sobre a situação financeira da entidade, sendo decisiva em tomadas de decisões.

Exemplos concretos de stakeholders: Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Instituições Financeiras de Crédito, fornecedores de matéria-prima.

Como a contabilidade auxilia na gestão da empresa em que trabalhamos: Com base na discussão entre os acadêmicos que realizam esta atps, chegamos a conclusão de que não há muita diferença na maneira em que a contabilidade atua nos diferentes ramos da economia. Há total concordância entre os membros no momento que afirmamos sua necessidade para saber se a empresa está lucrando, se podem ser feitos maiores investimentos, onde estão sendo gastos os recursos, se e qual o setor está tendo menor produtividade e finalmente para tomar conhecimento dos bens da entidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com