TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUTOS DO LIDER

Exames: ATRIBUTOS DO LIDER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

Liderança é um tema importante para todos os profissionais que prezam por uma carreira bem sucedida, afinal, o papel fundamental que os líderes representam na eficácia do grupo e da organização é um tanto quanto vital para suas carreiras.

Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização, por isso liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário, liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. As organizações são seres vivos, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos, por isso deve ser tratada como uma através dos punhos de seu(s) líder(es).

Mas quais são os atributos que um bom líder deve ter? Segundo Luiz Almeida Martins Filho, presidente da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation & Success, existem 12 atributos que todo bom líder deve ter. São eles:

1. Disposição para tentar o que não foi tentado antes

Nenhum empregado deseja ser guiado por um profissional a quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele de quem ousa nas tarefas e se vale de oportunidades não tentadas anteriormente. Um Gerente de Vendas bem sucedido irá às ruas e venderá junto com seus vendedores quando o mercado está difícil ou quando o pessoal de vendas encontrar-se sob extrema pressão. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar-se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.

2. Auto motivação

O profissional que não consegue se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros, afinal, ele deve ser seguido pelos seus liderados e ninguém gosta de seguir um profissional que não seja motivado. Somente um líder motivado consegue motivar seus seguidores.

3. Percepção aguda do que é justo

Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o profissional deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

4. Planos definidos

O líder motivador sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano com a participação de seus subordinados.

5. Perseverança nas decisões

O profissional que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade da decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada. Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um profissional pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o líder.

6. Hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago

Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

7. Personalidade positiva

As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo. A personalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com