TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Ensaios: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 4

QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

Qualidade e produtividade, fatores chave para a competitividade, sempre forampreocupação dos setores produtivos, em maior ou menor escala em diferentessetores, em especial nos países com economia aberta.

A qualidade observou diferentes abordagens ao longo do tempo, sendo até hojefator chave de sucesso para as empresas. Com o acirramento da competição,como conseqüência da economia globalizada, a questão da adequada abordagemno trato da qualidade passou a ser uma questão de sobrevivência no mundoempresarial. Ao longo do tempo, desde a fase de produção artesanal até os diasde hoje, a qualidade observou, pelo menos, quatro diferentes abordagens.A fase da produção artesanal caracterizou-se pela total aproximação entre o produtor e o consumidor. A interação plena entre o produtor e o consumidor propiciava que este passasse diretamente para o produtor suas expectativas. Até hoje, os produtos produzidos naquele período são conhecidos como “melhores” ou de “mais qualidade”, do que os atualmente produzidos.

A fase da revolução industrial provocou grandes mudanças em termos de abordagem da qualidade. O aumento da escalada da produção introduziu o

chamado controle da qualidade. Inicialmente com foco na inspeção do produto

final, o controle da qualidade observou uma série de aperfeiçoamentos. A

inspeção em diferentes etapas do processo produtivo, o controle estatístico da

qualidade, as cartas de controle, dentre outros, se destacaram. De qualquer

forma, o controle da qualidade tinha ênfase na detecção de defeitos. O

distanciamento entre quem produzia e quem consumia e a segmentação do

controle da qualidade, como conseqüência da produção seriada, diluíram a

responsabilidade pela qualidade e problemas com qualidade dos produtos

surgiram com maior intensidade.

O sucesso de uma empresa depende da qualidade e produtividade de seus processos.Todo processo de produção ou prestação de serviços utilia materiais,instrumentos de trabalho,(como máquinas e equipamentos) e trabalho humano.Então,a empresa utiliza recursos que devem ser bem aproveitados.

Produtividade é a relação entre os recursos empregados e os resultados alcançados.Ter alta produtividade é alcançar resultados muito bons,a partir de um certo montante a tipo de recursos.É aproveitar bem a matéria-prima,a capacidade das máquinas,o tempo,e as habilidades das pessoas.Ter baixa produtividade é estar aproveitando demais os recursos.Obter pouco a partir de recursos disponíveis.Um exemplo de baixa produtividade é uma empresa fabricante de calçados produzir menos pares de sapatos no mesmo tempo,com as mesmas máquinas e o mesmo número de empregados dos concorrentes.

Todas as partes de qualquer empresa têm seus próprios papéis para desempenhar a fim de se chegar ao sucesso.O papel de cada função está refletido em seu nome.Por exemplo: a função marketing posiciona os produtos e serviços da empresa no mercado.A função finanças monitora e controla os recursos financeiro da empresa.Já a função produção produz os bens e serviços demandados pelos consumidores.A produção deve apoiar a estratégia desenvolvendo objetivos e políticas apropriadas aos recursos que administra fazendo a estratégia acontecer,transformando decisões estratégicas em realidade operacional e devendo fornecer os meios para a obtenção de vantagem competitiva.Para que qualquer organização seja bem-sucedida a longo prazo,a contribuição de sua função produção é vital.Ela dá à organização uma "vantagem baseada em produção".A função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com