TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrangência Do Sistema De Informação

Pesquisas Acadêmicas: Abrangência Do Sistema De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  2.054 Visualizações

Página 1 de 4

Abrangência do Sistema de Informação

O sistema de informação contábil gerencial tem que abranger todas as áreas da informação, promovendo todos os meios para trabalhar a informação em seus aspectos do passado, informações presentes, informações atualizadas e informações futuras com analise de percentuais.

Áreas contábeis abrangidas pelo sistema:

Contabilidade financeira – compreende-se que esse segmento tem relação a escrituração tradicional, aos aspectos tributários, societários e registrado em moeda nacional.

Contabilidade em outras moedas – a inflação crônica da economia obrigadas empresas à manutenção de subsistemas de contabilidade fornecer informações comparativas ao lodo dos meses e anos e sua correção monetária.

Contabilidade tributaria – abrange a apuração, a gestão e o planejamento tributário qualquer decisão tributaria afeta necessariamente os negócios da empresa e a decisão gerencial só é valida se os aspectos tributários forem corretamente avaliados.

apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.

b. Profundamente : A Contabilidade Gerencial está voltada única e exclusivamente para a administração da empresa, procurando suprir informações que se encaixem de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador.

Considere-se que o modelo decisório do administrador leva em conta cursos de ação futuros; informes sobre situações passadas ou presentes somente serão insumos de valor para o modelo decisório à medida que o passado e o presente sejam estimadores válidos daquilo que poderá acontecer no futuro, em situações comparáveis às já ocorridas.

A Contabilidade Gerencial também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos à Contabilidade. Atinge e aproveita conceitos da administração da produção, da estrutura organizacional, bem como da administração financeira, campo mais amplo, no qual toda a Contabilidade empresarial se situa.

De maneira geral, pode-se afirmar que todo procedimento, técnica, informação ou relatório contábil feitos sob medida para que a administração os utilize na tomada de decisões entre alternativas Conflitantes, ou na avaliação de desempenho, recai na Contabilidade Gerencial.

2 – Limiar entre a Contabilidade Financeira e a Contabilidade Gerencial

O ponto de ruptura entre os dois grandes ramos da Contabilidade, não é tão fácil de ser discernido. Certos relatórios, cúpula do processo contábil-financeiro, tais como o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, representam, de certa forma, a fronteira entre a Contabilidade e a Gerencial.

Não se pode afirmar que tais peças contábeis por serem o último degrau do processo de Contabilidade Financeira, e por servirem principalmente aos interessados externos à empresa (bancos, agências governamentais e a acionistas desligados da gerência) não sejam importantes, pelo menos como ponto de partida, para a Contabilidade Gerencial e para a Administração . Serão à medida que sirvam como indicador válido do desempenho, mesmo que em largos traços, da empresa, e desde que possam ser utilizados no modelo previsional da gerência.

Hoje com a globalização da economia e internacionalização dos mercados, os meios de controle internos e as formas de análise e interpretações de dados não devem se prender as formas tão rígidas quanto aquelas da contabilidade geral. Mas, essa flexibilização deve ser relativa, dentro de certos parâmetros nos diversos setores de atividades, caso contrário, a diversificação pode levar a confusão e imprecisão das informações e isso pode inviabilizar a análise comparativa dos dados.

Se a entidade elabora balanços e demonstração de resultados internos, com base no regime de caixa, apenas para sua própria administração, enquanto se utiliza do regime de competência para a sua contabilidade geral, está utilizando, também, um tipo de contabilidade gerencial.

Os relatórios mais usados na contabilidade gerencial são fluxo de caixa, orçamentos periódicos relatórios de desempenhos gerais e setoriais, etc. Todos eles buscam os dados básicos na contabilidade geral e os complementam ou rearranjam para utilização na administração econômico-financeira das entidades.

Pode-se dizer que não se pode fazer uma boa administração somente com a contabilidade, mas pode-se afirmar que dificilmente há uma boa gestão sem usar contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com