TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrdagem Contigencial

Monografias: Abrdagem Contigencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  333 Visualizações

Abordagem Contingencial

Através da abordagem contingencial podemos perceber que as organizações não atuam sozinhas, isoladamente uma vez que, estas estão sujeitas a sofrerem contingências onde podem ocorrer situações incertas ou eventuais sendo assim confirmadas apenas pela vivência e não pela razão.

Somando o conhecimento das teorias mais a criatividade para adotar medidas em benefício da organização.

Segundo esta abordagem não é possível estabelecer uma única forma de gerir as organizações, pois para cada situação requer um tipo de gestão específica. Essa teoria tem por ideal que para se atingir a eficácia em uma empresa, não deve se seguir apenas a uma linha organizacional, apenas a um modelo de administração. Para isso, um verdadeiro líder, é aquele que consegue preparar e trabalhar com um mesmo grupo de pessoas, com as mesmas características em situações adversas, percebendo qual linha de raciocínio adotar para cada obstáculo que terá que enfrentar.

Sendo assim, cada ambiente exige diferentes relações organizacionais, sendo assim é de extrema importância que haja uma diferenciação na resolução de cada problema e situação e é assim que a abordagem contingencial descobre a verdade ou a falsidade partindo da experiência. Por exemplo: é necessário que o líder de cada empresa adote uma série de posturas para cada necessidade da empresa, sempre mantendo o bom senso e a educação, motivando a equipe a prosseguir com dedicação no trabalho quer seja a situação enfrentada pela empresa.

Assim através desta abordagem é possível enfrentar diferentes condições externas com mais eficiência e eficácia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com