TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Pessoal

Trabalho Escolar: Adm De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

1. PLANO DE TRABALHO

Introdução

Atualmente o perfil exigido pelas empresas de seus colaboradores tem sido extremamente rigoroso. Com a modernidade e o avanço tecnológico o comportamento das pessoas, rotinas e qualidade de vida sofrem alterações continuamente e cabe ao profissional da área de Recursos Humanos se atualizar e acompanhar essas alterações a fim de manter uma gestão de pessoas de qualidade.

O que antes era apenas conhecido como DP (Departamento Pessoal), onde na maioria da vezes os funcionários eram vistos como número e tinham o DP como setor aterrorizante da empresa, hoje esse termo é mais voltado ao profissional que cuida da folha de pagamento, férias, 13º salário etc. trazendo com o setor de Recursos Humanos, um novo olhar, visando melhorias, aproveitamento e desenvolvimento dos colaboradores.

A área de RH de uma organização é responsável por desenvolver e promover programas voltados a melhorias, que são focadas no desenvolvimento dos colaboradores, a fim de gerar resultados positivos à organização. Essas ações que promovem o desenvolvimento do capital humano das empresas podem ser voltadas a área de: Treinamento e desenvolvimento, Cargos e Salários, Avaliação de Desempenho, Carreira, Remuneração e Benefícios, Recrutamento e Seleção entre outros.

Um exemplo prático dessa mudança do Recursos Humanos dentro da organização, é o absenteísmo. Quando um funcionário faltava na era do departamento pessoal a grande preocupação era: quanto será descontado do funcionário por sua falta? Hoje, saber quanto o funcionário perde ao faltar, não tem tanta importância, mesmo porque, com o avanço da tecnologia existem sistemas modernos que fazem esses cálculos em segundos, mas a grande preocupação do departamento de Recursos Humanos é saber o que levou aquele funcionário a faltar, quais foram as consequências para a empresa e como evitar novas ausências, ou seja, criar ações para diminuir o absenteísmo da organização.

Há algum tempo, para muitos funcionários ser chamado para comparecer ao setor de DP era como se fosse comparecer ao departamento policial, hoje o próprio colaborador procura o Recursos Humanos para tratar de diversos assuntos como: participar de um treinamento, resolver questões sobre benefícios, participar de recrutamento interno, sugerir novas ideias etc.

Conclui-se que as mudanças são inevitáveis, porém o profissional de Recursos Humanos, que por sinal hoje é bem mais valorizado que antes, é responsável pelo desenvolvimento continuo do capital humano da organização. Para tanto é preciso estar atualizado com o mercado, concorrência, competitividade para criar programas que causem efeitos positivos e se tornam diferencial competitivo.

2. Desenvolvimento do Plano de Trabalho

Introdução do Plano de Trabalho

O setor de Departamento de Pessoal surgiu antes do setor de Recursos Humanos. Era rotina das empresas usar o profissional de Departamento de Pessoal para exercer as duas funções. Porém o setor passou por uma divisão uma vez que o setor adquiriu muitas funções precisando separa-los em RH e DP, para explorar melhor cada profissional.

As atividades de rotina de uma empresa, sempre foram realizadas por um contador contábil, pois não existia tantas leis então era mais vantajoso centralizar tudo em um profissional.

No início do surgimento das novas leis trabalhista, surge o chefe de pessoal, esse profissional tinha conhecimento total das leis e tinha que se manter sempre atualizado.

Com o passar do tempo, as empresas foram se adaptando e formou-se um só departamento, dividido entre RH que cuida da parte de recrutamento e seleção, e a outra que cuida do departamento de pessoal.

São funções básicas do setor de administração de pessoal, admissão e demissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação.

É obrigação do profissional de Departamento Pessoal ter conhecimento das leis trabalhistas e se manter atualizado, além de ajudar na relação entre empregado e empregador tentando apaziguar possíveis conflitos.

O plano de trabalho de DP consiste em ter o entendimento de cada contrato de trabalho. Esse profissional deve estar sempre atento na relação de documentos de admissão e demissão, o tempo previsto para férias, o pagamento de salário família.

Cumprir as leis trabalhistas para não acarretar processos trabalhistas.

É preciso dedicação desse profissional para conseguir conciliar números, exigências, tendências, legislação e claro pessoas.

Principais Atividades da Administração de Pessoal

Na função de Administração de Pessoal este profissional é o responsável por planejar e administrar a rotina dos empregados de uma determinada empresa.

Ele é o responsável por criar um ambiente que estimule a competitividade e a produtividade, visando assim a satisfação de empregados e empregadores e o aumento de lucros.

Este profissional desenvolve atividades em equipe, oferece treinamento e define políticas e procedimentos de recursos humanos.

É importante que o candidato tenha espírito de liderança e capacidade de trabalhar em equipe.

Um dos principais desafios da área de Recursos Humanos (RH) é melhorar cada vez mais o processo de gestão e desenvolvimento de pessoas. Em muitas organizações, ainda é conhecida pela antiga nomenclatura de Administração de Pessoal focada em serviços operacionais e folha de pagamentos e benefícios.

No entanto, os cenários organizacionais foram evoluindo e com eles também houve uma forte necessidade de evolução e avanço na área de RH com o objetivo de melhorar sua eficácia e, por desdobramento, sua contribuição à melhoria de uma gestão mais integrada e estratégica visando contribuir para o alcance dos resultados estabelecidos pelas empresas.

Para que todo este cenário de fato se concretize, é necessário melhorar as competências de gestão e criar condições organizacionais para que as lideranças exerçam seus papéis de gestores, não somente de processos, mas, principalmente de pessoas. Estas transformações sugerem aumento e sustentabilidade da motivação dos profissionais, incentivo a retenção e desenvolvimento de talentos, banco de potenciais, oportunidades de carreira, pesquisas de clima, avaliações de desempenho etc.

Foi e ainda é necessário quebrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com