TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Materiais E Patrionais

Por:   •  8/4/2014  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  1.620 Visualizações

Página 1 de 7

EXERCÍCIOS

Capítulo 3 – Desempenho, enfoques e tendências da administração de materiais.

1 – Usando a definição de medidas de desempenho, como você avalia a qualidade das informações geradas por meio: a) do vestibular; b) do provão do MEC; c) de pesquisa de boca de urna.

Medida de desempenho é uma maneira de medir o desempenho em determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.

A) Do Vestibular: O vestibular é uma boa medida de desempenho, porém muitos alunos podem estar nervosos no dia da prova, e alguns conteúdos não têm vínculo com o curso a ser realizado. Portanto, não se pode afirmar a partir de resultados apresentados que alunos estão ou não preparados para realizar determinados cursos.

B) Do provão do MEC: Não é uma boa medida de desempenho, pois nem todos os alunos de uma universidade fazem o provão, e os que fazem não tem incentivo para se esforçar.

C) De pesquisa boca de Urna: Normalmente as pesquisas de boca-de-urna apontam com elevado grau de precisão os candidatos eleitos, pois são baseados no voto do eleitor logo após a saída do local de votação.

2 – Qual a diferença entre just-in-time e kanban ? Explique com detalhe.

Just-in-time: Significado “no momento certo”. Sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos á medida que eles vão sendo necessários na produção. Busca a eliminação de tudo que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente

Com esse sistema, o produto ou matéria prima so chega ao local utilizado no momento exato que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Um exemplo são as indústrias automobilísticas, elas fabricam de acordo com a demanda ou pedidos, e ficam instaladas próximos aos seus fornecedores de matérias primas, assim fica mais fácil suprir suas necessidades.

Kanban: Tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O kanban não empurra o processo, ele puxa.

A utilização do kanban, permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando e quanto produzir.

Um exemplo é as empresas de produção, pois elas tem a necessidade de manter um funcionamento eficaz no seu sistema de produção.

A diferença entre os dois, e que no just-in-time, nada deve ser comprado, produzido ou entregue antes da hora exata, para não ocorrer desperdícios. Já o kanban é uma forma visual de controlar os estoque da empresa, quando o estoque esgota, é avisado e novas peças são compradas para repor.

5 – Com o auxílio das perguntas do Quadro 3.1, crie uma série de medidas de desempenho para medir a satisfação de um cliente com: a) seu médico ou dentista; b) a montadora de seu carro; e c) a revendedora de seu carro.

6 – Estabeleça dez critérios que você usaria para encontrar um fornecedor preferencial para sua empresa. Aplique-os aos fornecedores existentes e descubra o que eles deveriam melhorar para uma eventual parceria. Como você pode ajuda-los a conseguir isso?

1- Qualidade,

2- Prazo de entrega,

3- Atendimento,

4- Preço,

5- Facilidade,

6-

Capítulo 4 – Gestão de compras

1- Por que a função de compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas

2- No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria-prima do processo produtivo da empresa?

3- O que é EDI? No que ele difere do e-mail, como forma de comprar?

Uma das formas de compras que mais cresce atualmente é o EDI, electronic data interchange, tecnologia para transmissão de dados eletronicamente. Por meio da utilização de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefônica e com um software especifico para a comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor, independente dos hardwares e softwares em utilização. As ordens ou pedidos de compra, como também outros documentos padronizados, são enviados sem a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com