TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Humanos

Trabalho Universitário: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 14

Introdução

Este trabalho apresentará os métodos de Recursos Humanos usado pela empresa Irmãos Baldi, que tem como objetivo qualidade na prestação de serviços. Foi observado nesta empresa as qualidades e as dificuldades que encontramos no decorrer da análise realizada.

Um plano de ação foi necessário para corrigir algumas falhas que prejudicavam a evolução dos empregados, no que acarretou em uma mudança positiva. No início foi complicado, a aceitação dos empregados com o plano de ação apresentado, pois os mais acomodados achavam que tudo estava perfeitamente bem, mais depois acabaram aceitando e sentindo seu trabalho mais valorizado.

ETAPA 1

Passo 1

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, ela é geral e imprescindível nas organizações, e sua aplicação é variável de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo alterar pelo modelo de estrutura organizacional adotada.

Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. A gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza. E gestão de pessoas, tem como objetivo a valorização dos profissionais, o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como do próprio profissional.

O capital humano é cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, além de trabalharem animados e dispostos, originando assim resultados positivos para a empresa em questão.

Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Essa área vem passando por mudanças, uma das grandes transformações foi principalmente na relação de pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram as, pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

Tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, além de agregar, aplicar, recompensar, remunerar. Para total eficácia dos objetivos é necessário que as pessoas sejam tratadas como fontes de sucesso tornando-as elementos básicos na organização, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

A gestão de pessoas incluem seis processos dinâmicos interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. Esses processos são um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente.

Passo 3 .

O filme tempos modernos mostra como a mão de obra do trabalhador foi explorada nos anos 30, as indústrias produziam em excesso, todas em condições precárias, tudo era degradante, o trabalho era também excessivo, uma verdadeira escravidão, com cargas horárias extensas com movimentos repetitivos trazendo problemas a saúde dos trabalhadores, os tratando como objeto; mostra a desumanização e a ganância dos proprietários da época. Levando em consideração o exemplo de Chaplin que desempenhava um trabalho repetitivo de apertar parafusos, com o passar do tempo, o rapaz tem problemas de stress e perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Relata também a realidade do poder capitalista que agia com desigualdade entre a vida dos pobres, e a mesma sociedade valorizava a burguesia, era um poder que agia seus próprios interesses, com suas próprias ideias sem valorizar os operários que trabalhavam duro e davam o seu melhor em suas indústrias. A história também deixa claro que o poder se importava apenas com a industrialização e auxilio para as grandes empresas, sem mostrar nenhum interesse naqueles que estavam na miséria, desempregados e famintos. A industrialização estava muito preocupada em crescer e desenvolver as máquinas que se esqueceu de valorizar o importante trabalho do ser humano que prestava uma mão de obra importante para seu desenvolvimento.

O capitalismo sabia que as pessoas precisavam do emprego, por isso exploravam o seu trabalho e não lhes dava nenhum benefício. Mas pelo contrário exigia do empregado um trabalho além de suas capacidades

Com a moderna gestão de pessoas as leis que surgiram com o passar dos anos ajudou o trabalhador a ter direitos que primeiramente vai trazer saúde e bem estar a si mesmo, consequentemente trazendo um beneficio maior a empresa que viesse a prestar serviço, dentre esses direitos o empregado tem seus benefícios com convenio medico, 44 horas semanais trabalhada, passando disso tem direito a receber hora extra, sem ter problemas de saúde por excesso de trabalho, visando sempre o trabalhador a favor da empresa, enfim cada indivíduo é único, é capaz de aprender e possuir habilidades que quando devidamente estimuladas e desenvolvidas, podem trazer contribuições para o funcionário, como um exemplo que esta sendo aplicado na maioria das empresas, o Plano de Carreira, que ajuda os funcionários que mais se dedicarem a empresa a subir de cargo.

Etapa 2

Irmãos Baldi LTDA.

Passo 3

Questionário

1) Qual o tipo de gestão utilizado na empresa?

Por ser uma empresa pequena e que vem passando de geração, começou pelo meu Sr. Jorge e hoje é uma sociedade. Não há um modelo a ser seguido. A gestão é divida, em parte administrativa, departamento de pessoal, RH, etc.

Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com