TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais

Artigo: Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

1 - Trata-se de todas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

2- A logística reversa e a área da logística empresarial que fecha o ciclo dos fluxos empresariais tradicionais da chamada logística direta ( suprimento, internos a organização, e de distribuição de mercadorias na direção do mercado), ocupando–se com os diversos fluxos de retorno de itens, sob a forma de produtos de pós–venda ou de pós–consumo.

3 - Dentre as diversas formas de definir logística (BALLOU, 2006), explica que a logística é dividida em atividades-Chave: Serviços ao cliente, transporte, gerencia de estoques e fluxos de informação. Com atividades de suporte de armazenagem, manuseio de materiais, compra de embalagem protetora, cooperação com produção e manutenção de informações.

4 - A Logística é um fator indispensável em qualquer área. De que vale um produto com alto valor se o acesso a ele é impossível?

A logística vem para facilitar e fazer com haja ligação entre o produto e o consumidor, fazer com que o produto realmente tenha valor, pois chegando no destino desejado com maior rapidez economizaria gastos excessivos e automaticamente o lucro aumentaria.

5 - A matriz do modal de transporte no Brasil, EUA, Austrália e China são terrestres, especificamente o rodoviário, devido ao baixo custo do frete. Porém, o tempo de entrega é maior.

Em relação ao transporte ferroviário, as mercadorias são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minérios, carvão e derivados de petróleo.

6 - Primeiramente, todos esses setores trabalhando em conjuntos com isso conseguem produzir um produto e entregar com a necessidade e demanda do mercado, portanto com a sua interação em conjunto conseguem delegar a cada setor a sua função, e com isso obter a meta proposta pela organização.

7 - “A história das coisas” é um filme dinâmico e objetivo, que fala dentre outros assuntos, sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente. Mostra de uma maneira bastante clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda e ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa ideia de necessidade, até o momento em que vai parar nos galpões de lixo ou incineradores. Fala também do mal que esses resíduos tóxicos presentes na confecção e/ou incineração do produto causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral. O filme é voltado para diversos públicos, embora fique claro se tratar das especificidades de um determinado país [no caso Estados Unidos da América, atualmente um dos países que mais retira matéria prima e que mais estimula o consumismo nacional e internacional]. Existe também no filme, uma clara preocupação em mostrar como funciona o mecanismo de publicidade e toda a ideologia de consumo existente por trás dessa “necessidade de ter”. Que hoje em dia, os bens são criados para satisfazer a estética, e a aceitação por parte da sociedade, assim, quem tem mais e quem tem o melhor, eleva-se na cadeia social, dessa maneira, o consumismo interfere também, nas relações interpessoais e no status das classes. Outro fator relevante é que esse consumo em massa e essa extração de riquezas naturais veem interferindo numa gradativa crescente, em questões como clima (como um dos exemplos temos o aquecimento global), desocupação territorial por interferência no clima ou relevo, na saúde pública, pelo aumento de substâncias tóxicas presentes nos alimentos e produtos que utilizamos em nosso dia a dia, e principalmente, pelo acúmulo de lixo não reciclado ou não reciclável em aterros, que contaminam o solo e a água, ou em outro caso pior, como mostra o filme, o do lixo que é incinerado lançando seus resíduos tóxicos diretamente no ar, aumentando a poluição, proliferação de doenças e afetando os já citados fatores climáticos. “A história das coisas”, mostra com um pouco de humor, os padrões de consumo impostos pela mídia e pelas grandes empresas, e certamente nos leva a questionar o que cada um pode fazer para amenizar esse impacto.

8 - A parte que me chamou mais atenção foi como estamos acabando com as reservas naturais do mundo, são exoneradas mais de 2.000 árvores por minuto na Amazônia, equivalente a um campo de futebol. Acho que devíamos colocar a mão na consciência e parar de destruir aquilo que serve para nos manter vivos, se precisa retirar madeira das florestas, plante outras árvores nos lugares das mesmas que estão retirando, dessa forma não iriamos destruir o planeta como estamos fazendo.

9 - Como característica da cadeia produtiva direta, podemos citar: produto uniforme, visibilidade do processo, facilidade gerenciamento financeiro, facilidade na conciliação de inventários, gerenciamento do ciclo de vida do produto, facilidade de identificação, gestão de armazenagem simples, rastreabilidade dos produtos, custos e precificação são calculados, negociação entre as partes com foco.

- Como característica da cadeia produtiva reversa, podemos citar: produto sem uniformidade, não tem visibilidade, gerenciamento financeiro é complexo, dificuldade na conciliação de inventários, dificilmente o ciclo de vida do produto é gerenciável, não possui identificação clara, gestão de armazenagem complexa, produtos dificilmente rastreável.

10 - A nossa evolução culturais mostra que no passado nos prejudicamos bastante o meio ambiente de maneira errada ao produzir ou extrair algum insumo para produção de um produto final. Porem hoje em dia a diversas maneira de se preservar o meio ambiente com os avanços tecnológicos presentes. Pois e uma grande preocupação a atualidade.

11 - É ter a consciência de utilizar os recursos naturais com equilíbrio, entender o valor da preservação ambiental, construindo um planeta que proporcione qualidade de vida para presentes e futuras gerações. É ser uma pessoa consciente do seu futuro, saber preservar o meio ambiente com pequenos gestos fazer e acontecer não apenas falar, ser capaz de transformar pequenos exemplos de grandes projetos e realizar um impacto positivo a sociedade. É semear a educação ambiental com o próximo, é germinar atitudes em favor do meio ambiente, é colher o fruto de um resultado sem jamais esquecer da próxima semente. Ser ambientalmente responsável é colocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com