TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Materiais E Patrionais

Monografias: Administração De Recursos Materiais E Patrionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  2.267 Visualizações

Página 1 de 7

EXERCÍCIOS

Capítulo 3 – Desempenho, enfoques e tendências da administração de materiais.

1 – Usando a definição de medidas de desempenho, como você avalia a qualidade das informações geradas por meio: a) do vestibular; b) do provão do MEC; c) de pesquisa de boca de urna.

Medida de desempenho é uma maneira de medir o desempenho em determinada área, e de agir sobre os desvios em relação aos objetivos traçados.

A) Do Vestibular: O vestibular é uma boa medida de desempenho, porém muitos alunos podem estar nervosos no dia da prova, e alguns conteúdos não têm vínculo com o curso a ser realizado. Portanto, não se pode afirmar a partir de resultados apresentados que alunos estão ou não preparados para realizar determinados cursos.

B) Do provão do MEC: Não é uma boa medida de desempenho, pois nem todos os alunos de uma universidade fazem o provão, e os que fazem não tem incentivo para se esforçar.

C) De pesquisa boca de Urna: Normalmente as pesquisas de boca-de-urna apontam com elevado grau de precisão os candidatos eleitos, pois são baseados no voto do eleitor logo após a saída do local de votação.

2 – Qual a diferença entre just-in-time e kanban ? Explique com detalhe.

Just-in-time: Significado “no momento certo”. Sistema em que os fornecedores devem mandar os suprimentos á medida que eles vão sendo necessários na produção. Busca a eliminação de tudo que não agrega valor ao produto ou serviço, utilizando-se de baixos inventários desde o fornecedor até o produto acabado posto no cliente

Com esse sistema, o produto ou matéria prima so chega ao local utilizado no momento exato que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Um exemplo são as indústrias automobilísticas, elas fabricam de acordo com a demanda ou pedidos, e ficam instaladas próximos aos seus fornecedores de matérias primas, assim fica mais fácil suprir suas necessidades.

Kanban: Tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo. O kanban não empurra o processo, ele puxa.

A utilização do kanban, permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando e quanto produzir.

Um exemplo é as empresas de produção, pois elas tem a necessidade de manter um funcionamento eficaz no seu sistema de produção.

A diferença entre os dois, e que no just-in-time, nada deve ser comprado, produzido ou entregue antes da hora exata, para não ocorrer desperdícios. Já o kanban é uma forma visual de controlar os estoque da empresa, quando o estoque esgota, é avisado e novas peças são compradas para repor.

5 – Com o auxílio das perguntas do Quadro 3.1, crie uma série de medidas de desempenho para medir a satisfação de um cliente com: a) seu médico ou dentista; b) a montadora de seu carro; e c) a revendedora de seu carro.

6 – Estabeleça dez critérios que você usaria para encontrar um fornecedor preferencial para sua empresa. Aplique-os aos fornecedores existentes e descubra o que eles deveriam melhorar para uma eventual parceria. Como você pode ajuda-los a conseguir isso?

1- Qualidade,

2- Prazo de entrega,

3- Atendimento,

4- Preço,

5- Facilidade,

6-

Capítulo 4 – Gestão de compras

1- Por que a função de compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas

2- No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria-prima do processo produtivo da empresa?

3- O que é EDI? No que ele difere do e-mail, como forma de comprar?

Uma das formas de compras que mais cresce atualmente é o EDI, electronic data interchange, tecnologia para transmissão de dados eletronicamente. Por meio da utilização de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefônica e com um software especifico para a comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor, independente dos hardwares e softwares em utilização. As ordens ou pedidos de compra, como também outros documentos padronizados, são enviados sem a utilização do papel. Os dados são compactados para maior rapidez na transmissão e diminuição dos custos, criptografados e acessados somente por uma senha especial.

Suas vantagens são:

- Rapidez, segurança e precisão dos fluxos de informação;

- Redução dos custos;

- Facilidade da colocação dos pedidos;

- Sedimenta parceria entre cliente e fornecedor.

O EDI, se difere do e-mail, pois não tem a mesma facilidade e precisão dos fluxos de informação. O e-mail pode dar problema com o endereço, caso escreva o e-mail incorretamente, e com o tipo de arquivo, pode ocorrer do fornecedor não conseguir visualizar, e não tem a rapidez e a eficiência do EDI.

5 – Como a função compras se situa na cadeia de suprimentos? Qual sua importância diante das novas metodologia de distribuição?

6 – Outra forma de comprar e vender, com participação crescente nas transações comerciais entre as empresas, é o denominado e-commerce. No que difere o e-commerce do EDI e da Internet, como forma de comprar? Explique.

7 – Quanto á segurança de transmissão de dados, que meio – EDI ou Internet – é mais recomendável? Explique.

8 – No que o sistema de compras just-in-time os meios eletrônicos de comunicação assumem papel cada dia mais importante. Por quê?

Capítulo 5 – Aquisição de recursos materiais.

1 – O que são recursos materiais? No que difere o seu sistema de compras em relação ás compras de bens patrimoniais? Por quê? Explique.

Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com