TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Nos Dias Atuais E Suas Evoluções

Ensaios: Universidade Nos Dias Atuais E Suas Evoluções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 3

A educação superior infelizmente ainda é privilegio de poucos, é um bem cultural acessível a uma minoria. A universidade atua como a grande agencia não só formadora como seletora dos quadros dirigentes da sociedade. No entanto acredito que a universidade não deve se voltar apenas para formar bons profissionais, deveram se preocupar em formar profissionais ligados à realidade das áreas que irão atuar numa visão de mudança. A verdade sobre a Universidade é ainda mais complexa do que a primeira impressão demonstra, por se tratar de uma idéia histórica, que somente a partir de sua criação e da identificação dos rumos que ela tomou, podemos chegar a aprender sua origem. O ensino superior no Brasil apresenta-se hoje como estrutura de proporções consideráveis, se comparando ao que era há anos, esse aumento só foi possível através da atuação máxima da iniciativa privada, que viu na profissionalização de ensino superior um mercado lucrativo a ser explorado. Por sua vez, o poder público, quando continuando o momento de forte crescimento na década de 60 a primeira metade dos anos 70, retraiu os investimentos para a oferta de vagas e cursos de graduação e centralizou sua ação investindo na pesquisa, proporcionando a execução de cursos de pós-graduação.

Um dos obstáculos das nações do terceiro mundo é uma procura freqüente de crescimento social e econômico através da geração de novas tecnologias. Ela trouxe um grande impacto sobre a evolução usada nos dias atuais, desenvolvendo novas formas de ensino e aprendizagem, com tudo a relação entre professor e aluno. A revolução trazida pela rede mundial possibilita que a informação seja gerada em qualquer lugar e rapidamente. A internet contribui fortemente para essa mudança nas praticas de comunicação e no método de ensino. Em formas de escrita, na pesquisa, leitura e até mesmo no auxilio em sala de aula. Deixamos de lado as pesadas enciclopédias, dicionários e usando enciclopédias digitais ou pela consulta a portais acadêmicos. Usamos Slides para criar uma apresentação mais atrativa e os projetores vem substituindo o giz, piloto e lousa mudando as tradicionais formas de aprender e ensinar. Mesmo com toda essa contribuição a internet não é a solução de todos os problemas e nem podemos ter isso em mente, temos que ter em vista o papel de ferramenta de apoio, pois assim como essa tecnologia trouxe benefícios também trouxeram os riscos ao método de aprendizagem.

Nos últimos anos tivemos uma nova criação, no ensino superior uma ampliação da oferta de cursos via Educação a Distância. É o novo desafio do momento, que oferece cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica. O novo método foi credenciado pelo Ministério da Educação – Portaria MEC 4.386, de 15/12/2005, permitindo que o metodista ampliasse sua atuação na área. E assim foi permitida a criação do Campus EAD Metodista, uma nova concepção da Universidade, compreendida a partir do mundo virtual, com a mesma qualidade que sempre priorizaram oferecer.

A mudança em nossas vidas com a chegada de tanta tecnologia é visível, sendo muito importante no crescimento dos serviços educacionais e favorecendo o avanço na Educação. No ponto de vista Universitário, o estudante EAD terá que ter ainda mais comprometimento, organização, planejamento de horários, objetivo e sobre tudo força de vontade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com