TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Por Objetivos

Exames: Administração Por Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Unilins

Disciplina: Práticas Administrativas

Professor: Silvio Ribeiro

Aluna: Sibele Aparecida de Almeida Garcia e Silva (ID: 308184)

Administração por Objetivos

Resumo: Administração por Objetivos é uma caminhada participativa de planejar e avaliar, onde acontecem às decisões e as definições de objetivos, tudo realizado em equipe para que a organização escreva suas prioridades e com isso alcance os resultados esperados. A Administração por Objetivos inicia com um Planejamento Estratégico com a definição de metas, prioridades e medidas de desempenho, tudo com objetivos alinhados e uma comunicação eficiente, fazendo com que se tenha um ambiente de participação, cooperação e criatividade.

1. Referencial Teórico

1.1 Introdução

Administração por Objetivos criada por Peter Durker em 1954, tornando-se pai desta metodologia. Segundo Druker toda empresa deve criar uma verdadeira equipe e reunir esforços individuais num esforço comum. Cada membro da empresa contribui com uma parcela diferente, mas todos devem contribuir para a meta comum. Seus esforços devem ser exercidos numa só direção e suas contribuições devem produzir um resultado ótimo, sem lacunas, sem atritos e sem a desnecessária duplicação de esforços.

Trata-se de uma aplicação de planejar, organizar, executar e controlar, a Administração por Objetivos formou-se como um modelo de administração identificado como espiríto pragmático e democratico. Pode ser chamada de modelo democrático, sendo um processo onde gerente e subordinados identificam e negociam conjuntamente objetivos e metas, definem responsabilidades em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para suas atividades.

1.2 Características da Administração por Objetivos

É um processo de planejamento e controle administrativo para a organização alcançar resultados e definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar.

Tem um sistema dinâmico que integra a necessidade da companhia de alcançar seus objetivos de lucro e crescimento. Sendo assim as características principais da Administração por Objetivos é o estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seus subordinados, o estabelecimento de objetivos para cada departamento ou setor, a interligação dos objetivos departamentais, a elaboração dos planos táticos e operacionais, com ênfase no controle, a contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos e por fim a participação atuante do gestor na estimulação de envolvimento dos subordinados.

1.3 Critérios para escolha dos objetivos

Na Administração por Objetivos os critérios para escolha dos objetivos são fixados em conformidade com a prioridade e contribuição, para o alcance dos resultados da organização.

Seguem os critérios utilizados:

1 – Procurar atividades que tenham maior impacto sobre os resultados;

2 – O objetivo deve ser claro, específico, mensurável e basear-se em dados concretos e postos por escritos para posterior acompanhamento;

3 – Monitorar o desempenho periodicamente de acordo com o planejamento;

4 – Focar os objetivos nas atividades e não nas pessoas;

5 – Usar linguagem compreensível indicando os resultados a serem alcançados e em que prazo;

6 – O objetivo deve ser difícil de ser alcançado, exigindo esforço especial, mas não impossível de ser atingido.

1.4 Hierarquia dos objetivos

Como as organizações perseguem vários objetivos, surge um problema, qual a prioridade? Existem três níveis de objetivos: estratégicos, táticos e operacionais.

1 - Os estratégicos são chamados objetivos organizacionais, são mais amplos e mostram as metas globais e são em longo prazo;

2 - Os Táticos são chamados de departamentais, sendo sua característica em médio prazo.

3 – Os operacionais são os objetivos referentes a cada atividade ou tarefa e seu detalhamento em curto prazo.

1.5 Planejamento Estratégico

O Planejamento estratégico analisa a organização nos seus vários ângulos, definindo seus rumos de forma que possa ser acompanhado em suas ações concretas, ou seja, ele trata da formulação de estratégias que determinam rumos ou formas de atingir objetivos. Essas estratégias são copiladas em um plano estratégico, que por sua vez é escrito a partir de análise de cenários, culminando coma elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, dentro do ponto de vista interno e externo da organização.

O Planejamento Estratégico é um instrumento esclarecedor quanto à missão que é para que serve a organização e qual é a razão dela existir, em relação à visão que é onde quer chegar a organização, quanto aos valores que são as primícias e quanto as atitudes para alcançar a visão, e por fim o desdobramento estratégico que são as grandes ações que será preciso para conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.

Em poucas palavras o Planejamento Estratégico define estratégias, explica como a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com