TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração de marketing: definição de marketing para o século XXI e adaptação à nova economia

Artigo: Administração de marketing: definição de marketing para o século XXI e adaptação à nova economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Car@ estudante,

Seja bem-vind@ à disciplina oferecida no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esta é sua sala de aula!

A cada aula-tema você tem diversos itens à sua disposição. Estude e realize as atividades. Caso tenha dúvidas, acesse o ícone Por onde começar ou entre em contato com seu tutor.

Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF”.

Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para acessar o próximo item.

Em caso de dúvida, entre em contato com seu tutor.

Bons estudos!

Aula-tema 01: Administração de marketing: definição de marketing para o século XXI e adaptação à nova economia.

Venda, lucro, fantasia, poder? Muitas palavras e teorias nos remetem ao significado do marketing, seja ele de negócios, pessoal, de produto, de serviços. Há muito tempo o marketing tornou-se parte de nossas literaturas e rotinas. Afinal, o que, de fato, essa palavra mágica significa? De onde surgiu? Proponho voltarmos um pouco no tempo, na História.

A Revolução Industrial que aconteceu na Inglaterra no século XVIII, como sabido, além de trazer uma importante mudança nas relações de trabalho, foi precursora também da sociedade capitalista. Karl Marx, importante pensador da época, faz uma analogia muito interessante entre a relação do indivíduo com seu trabalho. Marx acreditava que o novo modelo de produção, em que o processo de trabalho era fragmentado, alienava o trabalhador, uma vez que ele não estava inserido nas fases de planejamento, execução e finalização do produto. Mas qual a consequência dessa alienação? Onde o marketing se encaixa nisso tudo?

Pois bem, separando o trabalhador do resultado de seu trabalho, a mercadoria passa a ter 'vida própria', e o indivíduo, não conseguindo analisar o processo produtivo como um todo e nem se vendo inserido no contexto, desenvolve o que Marx denomina 'fetiche da mercadoria'. O produto deixa de ser resultado do trabalho humano para tornar-se objeto de desejo. E é exatamente nesse momento que o marketing começa a tomar forma em nosso estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com