TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing para o século XXI

Artigo: Marketing para o século XXI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  Artigo  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Marketing para o século XXI é comum é o desejo de uma pessoa atrair reação ou recurso de outra pessoa: atenção, interesse, desejo, aquisição, boa divulgação boca a boca. Marketing não é somente de objetos negociáveis mais de produtos e serviços, marketing de pessoas, lugares, ideias, experiências e organizações. O propósito central do marketing é a administração da demanda.

A ampliação do marketing não foi uma batalha vencida com facilidade, geraram-se críticas. O marketing moderno, como uma das principais contribuições, ajudou as empresas a perceberem a importância da mudança na organização do modelo centrado no produto para aquele centrado no mercado e no cliente.

O pensamento foi mudado de dentro pra fora passou ser de fora pra dentro. Mesmo hoje há muitas empresas atuando com foco na venda do produto em vez de com o foco na satisfação das necessidades. Houve muitas mudanças no marketing até agora, mas as mudanças, na teoria e na prática serão ainda maiores para o futuro.

Uma menina de 12 anos falou sobre a irmã de 09 anos “ela é de uma geração diferente ela gosta de coisas diferentes, músicas, jogos, brinquedos e etc.”. As empresas muitas vezes não conseguem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos, pois a estratégia vitoriosa do ano passado pode ser a estratégica fracassada de hoje.

O Programa econômico é moldado por duas forças poderosas à tecnologia e a globalização. O cenário tecnológico está pontilhado de novos produtos, uma força tecnológica revolucionária é a digitalização que codifica a informação em bits que é uma velocidade incrível. A tecnologia move a segunda força principal: a Globalização.

Outra ferramenta importante é a privatização que passa o controle e a administração para iniciativa privada.

O sistema de gestão do conhecimento permite que a empresa aprenda com rapidez sobre tendências e aperfeiçoamentos que envolvam consumidores, concorrentes e fornecedores. Antigamente as empresas buscavam fazer tudo internamente, tinha foco no mercado interno, fazia um produto padrão, tinha foco no produto, praticava o marketing de massa, administrava de cima para baixo e atuar no mercado, mas agora as empresas buscam comprar mais fora (terceirizar), estabelecer uma rede de contato com outras empresas, colaborar, ter foco global e local, fazer produtos adaptados ou sob medida, ter foco na cadeia de valor, praticar o marketing para o público-alvo administra de baixo para cima, de cima para baixo e horizontalmente e atuar também no mercado.

A empresa busca vencer com qualidade superior, pois todos sabem que baixa qualidade é ruim para os negócios, pois os clientes que sofreram com má qualidade não irão comprar novamente e ainda sairá falando mal da empresa. Vencer com o melhor serviço, pois todos nós queremos bons serviços. Vencer com preços menores tendo equilíbrio entre qualidade e serviço, também deve existir para que os clientes sintam que estão comprando com base no valor e não apenas no preço. Vencer com grande fatia do mercado, em geral as empresas líderes no mercado lucram mais que seus concorrentes mais fracos, as lideres desfrutam do maior reconhecimento da marca e vencer adaptação e customização.

Dentre todas as considerações, percebe-se então que a ideia central do marketing atual é a administração da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com