TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing para o século XXI Tópico

Trabalho acadêmico: Marketing para o século XXI Tópico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  9.661 Palavras (39 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 39

Marketing para o século XXI Tópico 01

O que é Marketing?

“É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, da promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”

Philip Kotler

Definição de Marketing

Definição social: marketing é um processo societal por meio do qual, indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, a oferta e a livre negociação de produtos e serviços.

Definição gerencial: Segundo a AMA (American Marketing Association), “A administração de marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, produtos e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.

Segundo Peter Drucker “o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. Sua meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si mesmo. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar”.

Conceitos centrais de marketing

Mercado: É um conjunto de compradores e vendedores que negociam um determinado produto ou classe de produto. Para marketing os compradores representam o mercado. Originalmente, o termo mercado referia-se ao local onde se reuniam compradores e vendedores para trocar seus bens, como na praça de um vilarejo. Os economistas usam o termo mercado quando se referem a um grupo de compradores e vendedores que transacionam em torno de um produto ou classe de produtos; daí, o mercado de moradia, mercado de grãos e assim por diante. Entretanto, os profissionais de marketing vêem os vendedores como constituindo a indústria e os compradores como constituindo o mercado.

Mercados-alvo: corresponde aos segmentos que uma empresa apresenta maiores oportunidades, onde para cada mercado alvo escolhido a empresa realiza a oferta de seus produtos e serviços.

Local de mercado: (marketplace) é físico, como uma loja na qual se faz compras.

Espaço de mercado: (marketspace) é digital, como um site na internet no qual é possível fazer compras.

Profissional de marketing: é alguém que busca uma resposta (atenção, compra, voto ou doação) de outra parte denominada cliente potencial.

Cliente alvo: (suspect) são aquelas empresas ou indivíduos que se encaixam no perfil de futuros clientes, mas, ainda não compram.

Cliente potencial: Marketing para o século XXI

Desejos: são anseios ou vontades de possuir objetos, de comer ou beber. Portanto, necessidades não podem ser criadas pelo fato de já previamente existirem na natureza, entretanto desejos podem ser estimulados através dos esforços de marketing.

Demandas: devem ser entendidas como sendo a satisfação de desejos estritamente relacionados com o poder aquisitivo de cada consumidor.

Produto: é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Portanto, entender o conceito de produto é fundamental para satisfazer os desejos dos consumidores, os produtos estão passando cada vez mais a serem acompanhados de um "algo mais" que facilite a venda.

Oferta: é definida como o conjunto das diversas quantidades que os produtores estão dispostos a produzir e oferecer, por unidade de tempo.

Marca: é uma oferta de uma fonte conhecida. Uma marca como McDonald´s encerra muitas associações na mente das pessoas: hambúrgueres, diversão, crianças, arcos dourados, fast-food etc. Estas associações constituem a imagem da marca.

Valor: é o que proporciona a satisfação do consumidor e é a razão entre o que o cliente recebe (benefícios tanto emocionais quanto funcionais) e o custo de aquisição (custos monetários, de tempo, de energia e psicológicos).

Valor =

Satisfação: as teorias sobre a satisfação dos clientes (econômica, behaviorista1 e cognitivista) demonstram a evolução do pensamento de marketing, e reforça como a importância de estar atualizado com os anseios dos clientes. A satisfação dos clientes assume uma posição importante para a sobrevivência das organizações, estrutura-se sobre cinco antecedentes (imagem, qualidade apercebida no produto, qualidade apercebida no serviço, relação de preço e resultado) e duas conseqüências (fidelização ou frustração). A oferta alcançará êxito se entregar valor e proporcionar satisfação ao cliente. O comprador escolhe entre diferentes ofertas com base naquilo que parece entregar maior valor.

Troca: conceito central de marketing, definindo-se como o processo de obter de alguém um bem desejado oferecendo algo em troca.

mARKETING NA NOVA ECONOMIA Tópico 02

Muitas forças desempenham um papel importante na reformulação da economia mundial, entre elas a tecnologia, a globalização e a desregulamentação do mercado. Descrevemos aqui quatro propulsores específicos que dão sustentação à nova economia:

Digitalização e conectividade

A maioria dos negócios que são feitos hoje é feitos através das redes sociais e comerciais. Estas novas formas de comercio é realidade para as empresas, e muito raro as empresas sobreviverem sem esta porta de relacionamento com os clientes.

Desintermediação e reintermediação

Com a entrada das lojas virtuais, como eBay, Amazon, AOL, entre outras, os varejistas e fabricantes se sentiram ameaçados pela possibilidade de serem desintermediado, isto é, a venda direta faria com que estas empresas deixassem de existir.

Já as empresas que vendiam suas mercadorias através de lojas físicas, também tiveram suas estratégias alteradas, pois o crescimento destas empresas, causaram medo.

No plano nacional, as Casas Bahia passaram por grandes problemas pela demora de se atualizar e colocar no ar suas atividades para o plano eletrônico.

Customização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com