TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração tecnologia da informação

Tese: Administração tecnologia da informação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Há muitos termos novos envolvendo tecnologia da informação que estão aparecendo com alta freqüência nos últimos tempos. Para o profissional da área de negócios fica a tarefa de entender e tentar utilizar esse avanço tecnológico em benefício próprio. Parece tudo bastante lógico. Identificar oportunidades e inovar por meio de novas tecnologias.

Não tenho objetivo de descrever as tecnologias que estão despontando ou existem no mercado, entretanto desejo mencionar que esta é apenas uma parcela do processo para agregar vantagem competitiva. Implantar um sistema de gestão integrada, acoplar um BI (Business Intelligence) e fazer uso de sistemas que auxiliam a colaboração corporativa são etapas que integram o uso de equipamentos e sistemas cada vez mais complexos de gerenciamento da informação.

Um passo a frente desse contexto está à gestão de ativos ‘tecnológicos’ intangíveis e quanto estes podem agregar valor para a empresa. Investimentos em tecnologia da informação são necessários permanentemente na vida das organizações, entretanto não resolvem os problemas por si só. É imprescindível existir a capacidade da empresa em executar estratégias baseadas em tecnologia.

A diferença entre o profissional da área de informática e o administrador está exatamente na palavra gestão, pois envolve os quatro processos administrativos que são o planejamento, a organização, o controle e a direção. É necessário alinhar novas oportunidades e novas tecnologias com os recursos existentes na organização, buscar novas competências, quando necessário, mas, principalmente, fazer uso de um modelo de planejamento estratégico, seja Balanced Scorecard (BSC), Fatores Críticos de Sucesso (FCS) ou outra metodologia que possibilite identificar os sinais vitais da organização que devem ser monitorados para atingir os níveis de crescimento e lucratividade pretendidos.

A gestão envolve conectar recursos humanos e tecnológicos e imensuráveis variáveis que podem fazer parte deste contexto. Para exemplificar essa afirmação descrevo uma situação que muitos empresários podem ter enfrentado ao ingressar na internet por meio de um endereço “WWW”. Muitos mencionam que o design, conteúdo e interatividade são importantes. De fato, o são e uma boa página na web não é pouca coisa. Entretanto, não é suficiente se cadastrar nos mecanismos de busca gratuitos para que o investimento realizado resulte em número de acessos significativos. É preciso uma ação integrada com o marketing para alicerçar a divulgação deste investimento.

Em pouco tempo, esta página deixa de ser um folder eletrônico e passa a integrar o acesso a rede interna da empresa (intranet). Depois interliga a empresa aos fornecedores e parceiros de negócios e a cada nova etapa outras necessidades de gerenciamento.

Quando se atinge à conscientização da necessidade tecnológica, outras necessidades irão surgir ao longo do percurso. É quando se contextualiza a concepção de ativos intangíveis. A reorganização dos métodos de trabalho na década de 90 caracterizada pela reengenharia. Sim, havia a necessidade de se alterar os processos de trabalho para compatibilizar com a tecnologia. Havia a necessidade de mudanças em relação às atividades e responsabilidades dos colaboradores. Enfim, a associação de novas tecnologias ao treinamento e outros instrumentos que possibilitasse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com