TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ajuste Sazonal

Artigos Científicos: Ajuste Sazonal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 20

VI SEMEAD

M.Q.I.

Aplicação de Métodos de Ajustamento Sazonal em Séries Temporais

Autores:

Luiz Paulo Lopes Fávero

Mestrando em Administração – Área de Política de Negócios e Economia de Empresas - FEA

Universidade de São Paulo

e-mail: lpfavero@usp.br

Mauri Aparecido de Oliveira

Mestrando em Administração – Área de Métodos Quantitativos e Informática - FEA

Universidade de São Paulo

e-mail: mauriao@usp.br

Claudio Felisoni de Angelo

Professor Titular do Departamento de Administração - FEA

Universidade de São Paulo

e-mail: cfa@usp.br

Título: Aplicação de Métodos de Ajustamento Sazonal em Séries Temporais

Resumo: Este trabalho relaciona a viabilidade e a aplicação de diversos métodos de ajustamento sazonal em séries temporais, como o X-11, o X-11-ARIMA e o TRAMO. Através do estudo de alguns artigos publicados, avaliam-se quais as vantagens de cada método na identificação da componente sazonal de uma determinada série em função de suas características, a partir da utilização de filtros de médias móveis, assim como de softwares específicos e da aplicação de resultados estatísticos. Conclui-se que diversas séries nacionais apresentam características adequadas ao ajustamento sazonal e, portanto, podem ser úteis em análises de política econômica, além de implementação de previsões e ações estratégicas.

Palavras-Chave: Séries temporais, ajustamento sazonal, métodos X-11 / X-11-ARIMA, método TRAMO.

Introdução

Em países desenvolvidos, o ajustamento sazonal de séries temporais econômicas já é considerado desde há muito tempo uma prática oficial, principalmente a partir da disponibilidade de técnicas de ajustamento sazonal informatizadas (ARITA e DIAS, 2000). Porém, segundo Hotta (1988), a adoção de uma técnica de ajustamento em grande escala deve ser elaborada de maneira cuidadosa em países em desenvolvimento, como o Brasil, em razão destes estarem submetidos frequentemente a fortes mudanças estruturais e conjunturais, o que causa, segundo Dagum (1978), grandes irregularidades, comprometendo a utilização e os resultados do próprio ajustamento.

Há muito tempo as séries sazonais têm sido analisadas, em diversos países, como sendo a composição de quatro fatores, que se relacionam a tendência, a ciclo, a efeitos sazonais e a uma componente irregular.

A tendência é definida como sendo a “direção” da série temporal e, portanto, relaciona-se ao incremento ou ao decréscimo dos valores da mesma com o decorrer do tempo. O ciclo é um movimento de aparência quasi-periódica com fases de pico e fases de vale alternadamente. A decomposição de uma série em componentes cíclicas é chamada de Análise de Fourier, ou análise espectral (WONNACOTT e WONNACOTT, 1990). A sazonalidade, que é o objeto deste estudo, é interpretada como um movimento regular de uma série dentro de um ano. De outra forma, a sazonalidade pode ser interpretada como sendo a representação de movimentos sistemáticos causados por fenômenos não econômicos (THOMAS e WALLIS, 1971) como, por exemplo, mudanças climáticas, festas religiosas, feriados públicos, eventos esportivos regulares, etc. Por fim, a componente irregular relaciona-se com os movimentos imprevistos, gerados aleatoriamente dentro de uma série, como greves, condições climáticas não sazonais, etc. (CAMPOS, 1991).

Segundo Durbin (1983), a componente tendência-ciclo refere-se à parte remanescente de uma série, quando da mesma já foram extraídas as componentes sazonal e irregular. E como os fatores sazonais contribuem de maneira muito forte para a variância total da série, os mesmos precisam ser removidos a fim de que se possibilite a análise política dos efeitos causados pelas variáveis econômicas (CAMPOS, 1991).

Este artigo procura analisar os ajustes sazonais propostos por trabalhos anteriormente publicados que utilizam, para tanto, alguns softwares disponíveis. Primeiramente, é apresentada uma breve revisão da literatura disponível. Posteriormente, são discutidos os resultados dos trabalhos mencionados. Na conclusão, os conceitos são consolidados e as possibilidades de estudos futuros são apresentadas.

1. Revisão da Literatura

Com uma abordagem simples e didática, Wonnacott e Wonnacott (1990) discutem os conceitos relacionados à sazonalidade. Segundo os autores, a análise da série desazonalizada é fundamental, uma vez que a aplicação de uma regressão simples da variável dependente sobre o tempo acusa uma substancial tendenciosidade. Para tanto, deve-se incluir em um modelo de regressão tanto a tendência como o efeito sazonal, a fim de estimar seus efeitos em separado. Mas, mesmo com este cuidado, a regressão de mínimos quadrados ainda pode acarretar problemas em razão de resíduos aleatórios. Para ilustrar como as regressões podem apresentar em suas equações uma componente de tendência e outra sazonal, juntamente, os autores propõem uma solução como a que segue:

tendência componente sazonal

onde  representa o coeficiente da componente de tendência e 2, 3 e 4 representam os coeficientes do 2º trimestre, 3º trimestre e 4º trimestre, respectivamente, se o ajuste sazonal estiver sendo efetuado em trimestres. As variáveis Q2, Q3 e Q4 referem-se aos respectivos trimestres, e são variáveis dummy . O primeiro trimestre, segundo este modelo proposto pelos referidos autores, é o trimestre de referência, e não necessita de uma dummy.

Este método, conhecido como método dos mínimos quadrados com inclusão de variáveis sazonais, é útil para séries que apresentam sazonalidade determinística sem que os resíduos decorram de períodos prévios (CAMPOS, 1991). Jorgenson (1964) apresenta os resultados da decomposição de uma série em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com