TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ajuste Sazonal

Por:   •  29/9/2013  •  4.756 Palavras (20 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 20

VI SEMEAD

M.Q.I.

Aplicação de Métodos de Ajustamento Sazonal em Séries Temporais

Autores:

Luiz Paulo Lopes Fávero

Mestrando em Administração – Área de Política de Negócios e Economia de Empresas - FEA

Universidade de São Paulo

e-mail: lpfavero@usp.br

Mauri Aparecido de Oliveira

Mestrando em Administração – Área de Métodos Quantitativos e Informática - FEA

Universidade de São Paulo

e-mail: mauriao@usp.br

Claudio Felisoni de Angelo

Professor Titular do Departamento de Administração - FEA

Universidade de São Paulo

e-mail: cfa@usp.br

Título: Aplicação de Métodos de Ajustamento Sazonal em Séries Temporais

Resumo: Este trabalho relaciona a viabilidade e a aplicação de diversos métodos de ajustamento sazonal em séries temporais, como o X-11, o X-11-ARIMA e o TRAMO. Através do estudo de alguns artigos publicados, avaliam-se quais as vantagens de cada método na identificação da componente sazonal de uma determinada série em função de suas características, a partir da utilização de filtros de médias móveis, assim como de softwares específicos e da aplicação de resultados estatísticos. Conclui-se que diversas séries nacionais apresentam características adequadas ao ajustamento sazonal e, portanto, podem ser úteis em análises de política econômica, além de implementação de previsões e ações estratégicas.

Palavras-Chave: Séries temporais, ajustamento sazonal, métodos X-11 / X-11-ARIMA, método TRAMO.

Introdução

Em países desenvolvidos, o ajustamento sazonal de séries temporais econômicas já é considerado desde há muito tempo uma prática oficial, principalmente a partir da disponibilidade de técnicas de ajustamento sazonal informatizadas (ARITA e DIAS, 2000). Porém, segundo Hotta (1988), a adoção de uma técnica de ajustamento em grande escala deve ser elaborada de maneira cuidadosa em países em desenvolvimento, como o Brasil, em razão destes estarem submetidos frequentemente a fortes mudanças estruturais e conjunturais, o que causa, segundo Dagum (1978), grandes irregularidades, comprometendo a utilização e os resultados do próprio ajustamento.

Há muito tempo as séries sazonais têm sido analisadas, em diversos países, como sendo a composição de quatro fatores, que se relacionam a tendência, a ciclo, a efeitos sazonais e a uma componente irregular.

A tendência é definida como sendo a “direção” da série temporal e, portanto, relaciona-se ao incremento ou ao decréscimo dos valores da mesma com o decorrer do tempo. O ciclo é um movimento de aparência quasi-periódica com fases de pico e fases de vale alternadamente. A decomposição de uma série em componentes cíclicas é chamada de Análise de Fourier, ou análise espectral (WONNACOTT e WONNACOTT, 1990). A sazonalidade, que é o objeto deste estudo, é interpretada como um movimento regular de uma série dentro de um ano. De outra forma, a sazonalidade pode ser interpretada como sendo a representação de movimentos sistemáticos causados por fenômenos não econômicos (THOMAS e WALLIS, 1971) como, por exemplo, mudanças climáticas, festas religiosas, feriados públicos, eventos esportivos regulares, etc. Por fim, a componente irregular relaciona-se com os movimentos imprevistos, gerados aleatoriamente dentro de uma série, como greves, condições climáticas não sazonais, etc. (CAMPOS, 1991).

Segundo Durbin (1983), a componente tendência-ciclo refere-se à parte remanescente de uma série, quando da mesma já foram extraídas as componentes sazonal e irregular. E como os fatores sazonais contribuem de maneira muito forte para a variância total da série, os mesmos precisam ser removidos a fim de que se possibilite a análise política dos efeitos causados pelas variáveis econômicas (CAMPOS, 1991).

Este artigo procura analisar os ajustes sazonais propostos por trabalhos anteriormente publicados que utilizam, para tanto, alguns softwares disponíveis. Primeiramente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com