TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alavancagem Financeira

Monografias: Alavancagem Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 03

Conforme material anexo no material de aula “arquivo”, favor fazer estudo sobre:

a- Convenções Contábeis.

A Contabilidade, como qualquer outra ciência, deve ser pautada por regras e entendimentos que norteiam sua ação, e, consequentemente, a ação do contador ou de qualquer outro ser ou entidade que utilize da contabilidade. Dentre essas regras e entendimentos, encontram-se os Princípios e as Convenções Contábeis. Assim, para se estabelecer regras para a prática contábil, doutrinadores ligados às teorias das Ciência Contábeis buscaram, ao longo do tempo, aperfeiçoar o entendimento acerca de tais princípios e convenções. Como resultado desses estudos, a contabilidade, enquanto ciência mundial, alcançou o entendimento que certos princípios devem ser adotados, como os princípios da Objetividade, da Materialidade, da Prudencia e da Consistência. Alguns desses princípios doutrinariamente aceitos e defendidos foram incorporados às normas de regulamentação do setor. Ambas as espécies de Princípios - tanto normativos quando doutrinários - serão objetos de estudos. Como já visto anteriormente, os princípios possuem ampla margem de liberdade. Para que haja uma redução dessa liberdade, surgiram as Convenções, que tem como função restringir ou limitar o conteúdo dos princípios, a partir de uma maior especificação do seu significado.

- Convenção da Consistência (Uniformidade)

Uma vez escolhido e utilizado determinado critério/processo contábil, esse não deverá ser mudado com frequência, para que haja uma comparabilidade entre os relatórios contábeis. Assim, essa convenção tem como função reduzir a área de inconsistência entre relatórios de uma mesma empresa.

- Convenção do Conservadorismo (Prudência)

Segundo essa Convenção, quando o contador estiver diante de alternativas igualmente válidas para realizar a avaliação de um elemento do passivo ou do ativo, deverá escolher pelo mais baixo para o ativo e pelo mais elevado para o passivo. Esta é uma convenção que modifica o princípio geraldo custo como base de valor.

- Convenção da Materialidade (Relevância)

A fim de evitar desperdício de tempo e de dinheiro, devem-se registrar na Contabilidade apenas os eventos relevantes, os eventos que merecem atenção e na ocasião oportuna.Por exemplo: não se lança no balanço contábil cada folha de papel utilizada pelos funcionários - por ser irrelevante - só sendo apurada no fim do período por diferença significativas de estoques.

- Convenção da Objetividade

Segundo tal convenção, o contador deve escolher, sempre que possível, critérios objetivos de valor (como a fatura da compra), e não subjetivos (como o laudo de um perito na área). Esse critério tem como finalidade restringir excessivos liberalismo na escolha de critérios, principalmente critérios de valor.

- Convenção da Periodicidade

Os exercícios contábeis deverão ser de igual duração, permitindo correta avaliação da eficácia da gestão.

b- Demonstrações Contábeis obrigatórias.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS

Com o advento do processo de convergência as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), neste sentido, acompanhando a evolução lei 11.638/07 e 11.941/09 a contabilidade brasileira vem passando s demonstrações contábeis que obrigatoriamente deverão pelo sistema contábil brasileiro o Conselho Federal de Contabilidade editou inúmeras normativas técnicas que tratam de assuntos eminentemente contábeis. Com relação ào ser incluídas no livro diário, como regra geral, destacamos o conjunto completo das demonstrações contábeis que está previsto no item 10 da NBC TG 26 (Res. CFC 1.185/09):

(a) balanço patrimonial ao final do período;

(b) demonstração do resultado do período;

(c) demonstração do resultado abrangente do período;

(d) demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;

(e) demonstração dos fluxos de caixa do período;

(f) demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;

(g) notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e

(h) balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábilretrospectivamente ou procede à reapresentação restrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis. (Redação alterada pela Resolução CFC n.º 1.376/11)

A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido.

As Pequenas e Médias Empresas (PME´s) podem, por opção, adotar a NBCT G 1000 - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas. A citada norma, no que se refere as Demonstrações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com