TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algodao

Resenha: Algodao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Resenha  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

O surgimento e a diversificação das monocotiledôneas e das eudicotiledôneas levaram a uma dominância cada vez mais crescente das angiospermas (Raven et al. 2001). A excessão das calotas polares, as angiospermas estão presentes em praticamente todas as regiões do globo terrestre, habitando uma infinidade de ambientes, até praticamente o limite da vegetação altimontana.

Segundo Raven et al. (2001), há 90 milhões de anos atrás, várias das ordens e famílias das angiospermas existentes já haviam aparecido tendo as plantas floríferas atingido a dominância em praticamente todo o hemisfério norte. Nos anos que se seguiram, provavelmente nos 10 milhões de anos seguintes, elas atingiram tambéma dominância no hemisfério sul. Cabe ressaltar que estes dados baseiam-se em registros fósseis.

As primeiras angiospermas, apresentavam muitas características que as tornavam resistentes à seca e ao frio. Entre estas características estão as folhas esclerófilas, que se caracterizam por apresentarem um porte reduzido, presença de elementos de vaso (elementos de xilema que conduzem água de forma mais eficiente) e uma semente envolta por uma “capa” dura e resistente proporcionando proteção ao embrião.

Outro aspecto interessante refere-se ao surgimento bem cedo do hábito decíduo, culminando com a perda sazonal das folhas, permitindo aos indivíduos perderem sua folhagem estando inativos durante o período desfavorável, seja ele de calor ou frio intensos, deve ter contribuíduo muito para o sucesso evolutivo deste grupo, já que mais de 90% das plantas do mundo pertencem ao grupo de angiospermas.

Segundo Raven et al. (2001) uma infinidade de outros fatores demonstram terem sido importantes para o sucesso imediato e contínuo das angiospermas, entre os quais o desenvolvimento de elementos crivados no sistema condutor do floema, tornando mais eficiente o transporte de açúcares desde as folhas até as raízes.

Outro importante fator e que merece ser reportado diz respeito aos precisos sistemas de polinização e mecanismos de dispersão de sementes, que se tornaram característicos com flores mais avançadas, permitindo que os indivíduos pudessem ocorrer amplamente dispersos, nas diferentes regiões do Planeta (Raven et al. 2001).

Existe ainda uma enorme variação química nas angiospermas, o que confere resistência contra doenças e ao ataque de herbívoros.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/33949/angiospermas-dominancia-pelo-mundo#ixzz32m3eaOQd

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com