TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Do Mercado De Algodão

Exames: Avaliação Do Mercado De Algodão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação do mercado de Algodão

Trabalho de Economia Curso de Graduação em Tecnologia do Agronegócio, Professor Douglas Fernandes Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente.

Nome: Lucimara Nogueira

2012

PRESIDENTE PRUDENTE

SUMÁRIO

1. CULTURA DO ALGODÃO NO BRASIL

2. PRINCIPAIS MERCADOS PRODUTORES E CONSUMIDORES DE ALGODÃO

3. HISTORICO DE PREÇOS

4. EVOLUÇÃO DA QUANTIDADE PRODUZIDA

5. OFERTA E DEMANDA

1. CULTURA DO ALGODÃO NO BRASIL

A cultura do algodão no Brasil teve início em meados do século XVIII, com a revolução industrial na Europa.

O primeiro grande produtor foi o Estado do Maranhão, que em 1.760 começou a produzir e exportar para Portugal, que por sua vez, exportava para a Inglaterra, centro da indústria têxtil na Europa.

O beneficiamento do algodão no Brasil tem seu início na mesma época. Contando com a mão de obra de escravos através de um método manual primitivo, utilizava-se um aparelho denominado “churka oriental” embora já existissem em outros países como Estados Unidos e Inglaterra, processos mecanizados.

São Paulo se firmaria depois como grande centro produtor com a vinda de alguns imigrantes norte-americanos. Eles traziam tecnologias mais avançadas de beneficiamento e também sementes de algodão herbáceo, de fibra mais curta que os do nordeste, porém, muito mais produtivos plantados anualmente.

De São Paulo o algodão expandiu-se para o Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, formando a zona meridional, responsável pela grande produção algodoeira do Brasil.

Com a expansão da cultura no Paraná na década de 80, as usinas que estavam desativadas no nordeste do Brasil e algumas em São Paulo, foram deslocadas para aquele estado, a fim de suprir a demanda de beneficiamento criada pelo crescimento.

A mesma coisa veio a acontecer quando, por problemas financeiros e de manejo fito-sanitário, ocorreu à migração da lavoura para a zona do cerrado brasileiro. Os produtores que empreenderam nessas regiões, trouxeram consigo as usinas que foram sendo desativadas no Paraná.

Em Mato Grosso do Sul, o cultivo do algodão começou pela região sul, com a implantação da Colônia Agrícola Federal de Dourados abrangendo os municípios de Naviraí, Fátima do Sul, Glória de Dourados e Deodápolis, entre outras. Inicialmente por intermédio de agricultores nordestinos e da migração de pequenos agricultores que já plantavam algodão em São Paulo e no Paraná.

Com o propósito de promover melhores condições de produção aos cotonicultores da região, foi criada em dezembro de 1978 a COPASUL, Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense que implantou em Naviraí, na década de 80, sua primeira usina de beneficiamento, tida como a mais moderna do Brasil.

Somente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com