TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Congelados. Apresentação do Negócio

Trabalho acadêmico: Alimentos Congelados. Apresentação do Negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.121 Palavras (17 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 17

déias de Novos Negócios - Alimentos Congelados

Apresentação do Negócio

A partir da década de 80 os alimentos congelados passaram a ocupar um espaço importante no cardápio dos brasileiros de classe média e alta, principalmente em regiões onde a participação das mulheres no mercado de trabalho é grande. Os congelados entraram no cardápio de boa parte das casas brasileiras como uma opção para quem não quer, ou não pode dispor de tempo preparando seus próprios alimentos, mas também não abre mão de uma alimentação saudável e saborosa.

O congelamento é um processo de conservação e não de melhoria de matéria-prima. É considerado o melhor método de preservação dos mais variados produtos, mesmo daqueles tidos como perecíveis.

O empreendedor que tiver interesse em participar das oportunidades dessa área de negócios deverá, em primeiro lugar, definir claramente o espaço em que deseja atuar. As oportunidades são amplas, porém, é importante uma análise sobre os nichos a serem explorados e a decisão sobre o público a ser atingido. A seguir, o futuro empresário encontrará um elenco de oportunidades para auxiliar no seu processo de escolha e decisão sobre quais alimentos deseja produzir:

Tortas e empadões;

Hambúrguer;

Empanados;

Almôndegas;

Massas variadas;

Pizzas;

Pães

Carnes variadas;

Arroz;

Feijoada;

Legumes, verduras e cereais;

Salgadinhos para festas e eventos em geral;

Sanduíches em geral;

Caldos;

Sopas;

Cremes;

Suflês;

Molhos;

Sobremesas;

Alimentos Light;

Alimentos para Diabéticos;

É importante lembrar que os consumidores de alimentos congelados são muito exigentes e sofisticados, assim a qualidade dos produtos, as condições de higiene, a criatividade na escolha do cardápio e no preparo dos pratos são sempre requisitos essenciais para essa clientela.

Mercado

O mercado de alimentos congelados está em grande expansão. A busca por estes alimentos deve-se à possibilidade de manter a qualidade alimentar mesmo não dispondo de tempo para o preparo dos alimento e as possibilidade de longo período de estocagem deste produto.

Com o número crescente de mulheres que trabalham fora e com o aumento do poder aquisitivo da população, principalmente, das classes A e B, a comida congelada ganha cada vez mais espaço nos freezers das famílias brasileiras, em função, principalmente, de sua praticidade, pois os produtos já vêm cortados, limpos e pré-cozidos, bastando apenas fritá-los ou aquecê-los para consumi-los. Nos últimos quatro anos, a categoria de congelados chegou a crescer 253%, segundo relatório do Instituto Nielsen.

A indústria alimentícia, percebendo essa oportunidade de bons negócios, tem estimulado os consumidores com produtos cada vez mais práticos e diversificados. Hoje em dia, além dos produtos mais comuns, como salgados, empanados, hambúrgueres e massas, podem ser encontrados até mesmo vegetais e frutas congelados.

Os supermercados e hipermercados, por sua vez, têm investido na modernização dos frezzers e aumentado os espaços reservados para esses produtos, dado o crescente interesse dos clientes nas ilhas de congelados.

Localização

Uma boa localização é aquela que favorece o acesso das pessoas, com o menor grau possível de dificuldade.

O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes, ter estacionamento, segurança e ser um ponto de vendas atrativo.

O local a ser escolhido para instalação do negócio pode mudar um pouco dependendo dos produtos a serem oferecidos.

Se o empreendedor vai produzir e vender refeições congeladas para o consumidor levar para casa, o negócio deverá estar posicionado em local de fácil acesso, com possibilidade de estacionamento e preferencialmente, deverá estar localizado em bairro residencial de grande densidade populacional.

Se vai produzir lanches e salgados em geral, para lanchonetes, ele deverá localizar-se em local de fácil alcance aos clientes. Nesses casos o empreendedor fará a entrega e por isso é importante localizar-se em ponto estratégico que facilite a distribuição à rede de clientes.

Exigências legais específicas

Atentar para a Lei Federal N° 8078 de 11.09.1990 - Código de Defesa do Consumidor, e procurar o PROCON local para orientações específicas sobre o seu negócio, em particular.

Conhecer a Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA – RDC n° 216, DE 15 DE Setembro de 2004, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Registro de empresa:

- Registro na Junta Comercial do Estado;

- Registro na Secretária da Receita Federal;

- Registro na Secretária da Fazenda;

- Registro na Prefeitura do Município;

- Registro no Sindicato Patronal;

Na esfera Federal:

- Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990);

- Resolução de Diretoria Colegiada - RDC N.º 216 da ANVISA, de 15 de setembro de 2004 - Em vigor a partir de 15 de março de 2005. A RDC 216/04 tem como principal objetivo: proteger a saúde da população; aperfeiçoar as ações de controle sanitário; e proporcionar a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos alimentos preparados. Dispõe sobre Regulamento Técnico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com