TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambev imagem de marca da empresa

Resenha: Ambev imagem de marca da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 6

O objetivo dos esforços de employer branding é fortalecer a imagem da marca de uma empresa frente ao mercado de trabalho, para atrair potenciais talentos para dentro da organização. Neste trabalho, propomos medidas para a AmBev melhorar sua employer branding perante o mercado de talentos.

Segmentação:

1. Geracional – Considerando que a AmBev pretende contratar pessoas iniciando sua carreira, decidimos que a divisão por geração separaria, além da idade, também algumas características gerais dos indivíduos da determinada faixa etária.

2. Formação acadêmica – Segmentando os jovens por esse critério, conseguimos ter noção das experiências de vida e da bagagem de conhecimento de determinado grupo.

3. Características/perfil – Como a AmBev tem uma cultura sólida e bastante própria, queremos apenas os jovens que se encaixem nela. Isso se reflete perfeitamente no fato de que, nos programas de trainee sem número fixo de vagas, menos de 0,05% dos candidatos são aprovados.

Posicionamento:

1. Millenials – queremos essa geração por ter, em primeiro lugar, as pessoas que estão iniciando agora sua vida profissional. Nos Estados Unidos, essa geração abriga pessoas que nasceram entre os anos 1970 e 1990, de forma que algumas delas já estão inseridas no mercado. Contudo, para a sociedade brasileira, cujo desenvolvimento social foi mais lento do que o dos Estados Unidos por questões históricas , consideramos as pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1980 e os anos 2000. Após a escolha da geração, também analisamos as características desta para podermos propor ações adequadas: são jovens que reconhecem seu valor e buscam alcançar seus sonhos por meio de um caminho que traga satisfação e que os motive. A empresa que quer trabalhar com essa geração deve, portanto, buscar motiva-los com um trabalho interessante e que os motive por aspectos intangíveis.

2. Reconhecidos centros de ensino superior - Como queremos talentos com bagagem de conhecimento excelente e que tenham passado por uma experiência de competitividade como um vestibular concorrido, decidimos como público alvo os millenials que estudem nos grandes centros. Além desses centros serem concentrações de talentos, tratam-se de ambientes pouco explorados, pois, no Brasil, existe uma certa distância entre as grandes universidades e o setor empresarial sobretudo na área de pesquisas.

3. Queremos jovens:

• Responsáveis, íntegros

• Focados em resultado

• Que tenham meritocracia como senso de justiça

• Ambiciosos

• Guiados por desafios

• Determinados

Essas características formam o indivíduo compatível com a cultura AmBev e que tem potencial para continuar na empresa por um bom tempo, fazendo valer o custo com seu desenvolvimento enquanto talento.

Marca:

1. Reforçar cultura AmBev: As pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre o que é a cultura AmBev. Encontramos muitas reclamações sobre a demanda de trabalho excessiva , o que mostra que a AmBev tem construído expectativas sobre o trabalho que não condizem com a realidade de maneira negativa. Além disso, nos índices de melhores empresas, a empresa perde explicitamente pontos em qualidade de vida . Pessoas que entrem na empresa com uma imagem errônea, ainda mais se tratando de jovens talentos, podem propagar uma imagem negativa da empresa e são custos afundados caso saiam (o que facilmente pode acontecer, já que o desapontamento desmotiva o talento e este é suficientemente volátil para sair da empresa e procurar outras).

Aspectos culturais a reforçar:

a. Valorização das pessoas

b. Meritocracia

c. Desafios

d. Plano de carreira

e. Equidade

2. Fortalecer imagem de empresa jovem: A AmBev deve fortalecer seu lado jovem e mostrar que é uma empresa ideal para um início de carreira próspero. Dessa forma, dará aos seus talentos motivações intangíveis para participar da organização. A empresa começou esse processo modernizando seu logo, mas ainda tem um caminho mais longo a percorrer.

3. Mudar imagem de abusos de poder: É senso comum no mercado de trabalho que a AmBev é uma empresa na qual o abuso de poder é corrente. Ainda que a empresa esteja, a alguns anos, colocando em prática medidas para evitá-lo, o mercado ainda insiste na imagem negativa. Dessa forma, a empresa deveria tomar medidas para desvincular-se dessa imagem.

4. Imagem de sustentabilidade: A empresa tem diversas ações sustentáveis para atingir uma carta de metas, como água tratada e reciclagem. Contudo, não comunica nenhuma delas e praticamente não é reconhecida pelo mercado como uma empresa sustentável. A AmBev deveria fazer sua imagem sustentável, já que ela traz motivações intangíveis aos talentos, mostrando que eles podem ajudar o mundo trabalhando na organização.

Ações:

1. Concentração de esforços da área de gestão de pessoas

O conceito de employer branding ainda é muito novo, sobretudo no Brasil, mas no ambiente ultra competitivo em que se situam as empresas, ele tem sido apresentado como uma ótima ferramenta e tem gerado bons resultados. Assim, muitas empresas ainda estão se adaptando e se organizando para explorar o que esse conceito tem a oferecer. Por isso, para que a Ambev consiga obter vantagens competitivas nesse sentido, recomendamos que a área de gestão de pessoas da empresa concentre mais esforços em employer branding, criando uma nova divisão dentro da área, definindo estratégias e procedimentos, delegando funções específicas e entre outras iniciativas internas para o fortalecimento da marca Ambev como empregadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com