TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Um Estudo Sobre A Estrutura Organizacional E O Processo De Decisão Em Uma Empresa De Grande Porte A Ambev.

Artigo: A ORGANIZAÇÃO COMO FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Um Estudo Sobre A Estrutura Organizacional E O Processo De Decisão Em Uma Empresa De Grande Porte A Ambev.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  8.312 Palavras (34 Páginas)  •  3.333 Visualizações

Página 1 de 34

Resumo

Trabalho acadêmico desenvolvido no intuito de colocar em prática as matérias que se encontram sendo cursadas pelos integrantes do grupo neste semestre, Estrutura Organizacional e Processos Decisórios demonstrando a sua importância para o curso e para a vida profissional.

Foi realizada uma visita técnica na empresa Ambev, onde tivemos acompanhamento de um supervisor demonstrando e explicando as funções de cada setor da organização. Durante a visita tivemos contatos com funcionários, fornecedores e clientes, com objetivo de conhecermos a história da empresa, como ela se encontra no mercado, o ponto de vista dos clientes externos e internos, suas dificuldades, seus sucessos e seus planos para o futuro.

O trabalho se baseia no sucesso da organização, focando a importância do cliente externo e interno; na estrutura física e operacional e no poder de decisão, buscando sempre conciliar com as matérias que estamos cursando para colocar em pratica o que estamos aprendendo, aperfeiçoando nossos conhecimentos para sermos futuros gestores qualificados.

1.0 Introdução.

O objetivo deste trabalho é demonstrar como funciona a gestão de uma grande empresa, neste caso a escolhida foi a Ambev, informando sua constituição, organização e como são realizadas a tomadas de decisão demonstrando a importância dos níveis hierárquicos para o sucesso da organização.

Estudar o processo de tomar decisões ajuda a compreender o trabalho gerencial e a desenvolver as atividades de administrador.

Na seleção de futuros gerentes, a organização Ambev procura avaliar a aptidão dos candidatos para analisar e resolver problemas, individualmente e em grupo. Esse é um indício a mais da importância da capacidade de tomar decisões no elenco da capacidade dos gerentes. Por causa dessa importância, o processo de tomar decisões firma-se como sendo uma disciplina com vida própria dentro do campo da administração.

A organização utiliza diversas técnicas que foram desenvolvidas, para tornar mais fácil e com mais qualidade a participação dos gerentes, como de outros profissionais dentro desse aspecto de trabalho. A atividade de tomar decisões é crucial para a organização. Essa atividade acontece todo o tempo, em todos os níveis, e influencia diretamente o desempenho da organização. Iremos demonstrar durante o trabalho a dificuldade em se ter a “decisão perfeita” que é contemplada quando se discute as dificuldades encontradas no momento da decisão e a racionalidade das decisões. Tendo como principal objetivo mostrar um caminho que torne as dificuldades mais atenua para a organização.

2.0 Estudo de caso

Buscando conhecer um pouco mais da AmBev visitamos o escritório da empresa localizada na Avenida Américo Vespúcio no n° 470, no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte.

Fomos recebidos pela Sra. Joana supervisora de RH, ela nos contou que a história da Companhia de Bebidas das Américas, a Ambev, nasceu em 1999, quando as centenárias Cervejarias Brahma e Companhia Antarctica anunciaram a decisão de juntar esforços.

O surgimento da companhia impulsionou o setor de bebidas brasileiro, possibilitou a entrada no mercado de novas marcas tanto da Ambev como da concorrência, ampliou o leque de produtos de qualidade a preços acessíveis, incentivou o lançamento de inovações e mais que dobrou o nível de empregos e a geração de impostos.

Na época da fusão, as duas empresas empregavam 16 mil pessoas. Atualmente, a Ambev tem mais de 40 mil funcionários, dos quais aproximadamente 26 mil só no Brasil. Sua cadeia produtiva emprega, de ponta a ponta, cerca de 6 milhões de pessoas. Hoje, mais de 100 profissionais brasileiros ocupam cargos de liderança em todas as operações da AB InBev no mundo (EUA, Europa, China, Rússia).

A Ambev é uma empresa de capital aberto, com sede em São Paulo, no Brasil, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) integra a maior plataforma de produção e comercialização de cervejas do mundo: a Anheuser-Busch InBev (AB InBev).

Individualmente, é quarta maior cervejaria do mundo e líder do mercado latino-americano, produzindo e comercializando cervejas, refrigerantes e bebidas não carbonatadas.

A organização mantém operações em 14 países das Américas, a partir de cinco unidades de negócio: Cerveja Brasil, a maior operação, com aproximadamente 70% do mercado; RefrigeNanc Brasil, com refrigerantes, bebidas não alcoólicas e não carbonatadas; Quinsa (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai); Hila-ex (Equador, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru, República Dominicana e Venezuela) e Canadá.

Os produtos são distribuídos aproximadamente dois milhões de pontos de venda, metade deles no Brasil. Consta em seu portfólio as principais marcas do mercado, entre elas as cervejas Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Quilmes e Skol - a quarta mais consumida no mundo. São os maiores engarrafadores da Pepsico fora dos Estados Unidos. No segmento de refrigerante, o Guaraná Antarctica é líder do mercado brasileiro e lançaram inovações como H2OH, Fusion e Antarctica Citrus.

Como estamos focando neste trabalho a parte estrutural da organização e a importância da tomada de decisão, fomos convidados a participar da reunião diária da organização composta pela equipe de supervisão e gerentes dos departamentos de vendas e financeiro, essa reunião tem como objetivo analisar e prever as metas do dia e da semana, além de acompanhar as vendas e detectar possíveis perdas.

Conversando com os gerentes de vendas e financeiro observamos que a AmBev é reconhecida pela excelência em gestão, gerando retorno aos acionistas e garantindo sua atuação sustentável.

Os gestores frisam sempre que o maior patrimônio da Ambev, no entanto, é a sua gente, por esse motivo a companhia investe de modo contínuo no desenvolvimento de seus funcionários - aproximadamente 44,9 mil funcionários (ao final de 2011) no Brasil e em mais 13 países. A gestão dos treinamentos, bem como dos cursos internos e externos, realizada pela Universidade Ambev, que, em 2011, recebeu investimento de R$ 22,5 milhões, promovendo 74 programas, 712 cursos e mais de 38 mil horas de treinamento, em módulos presenciais e on-line.

De acordo com a supervisora todos são incentivados a agir como donos do negócio, buscando os melhores resultados e recebendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com