TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente no contexto da mudança organizacional

Seminário: Ambiente no contexto da mudança organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Seminário  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

O ambiente no contexto da mudança organizacional

O ambiente organizacional é outro fator condicionante da mudança organizacional. Ele comporta um conjunto de elementos que dependem de coordenação co-participativa a fim de que os objetivos organizacionais sejam alcançados. O ambiente organizacional resulta de uma conjugação de interesses por parte de seus atores, incluindo-se os da organização.

As organizações modernas são mantidas por sistemas de crenças que enfatizam a importância da racionalidade (Morgan, 1996). Uma atitude competitiva produz ambientes competitivos. Visões de recessão produzem recessão. As crenças e as idéias que as organizações possuem sobre aquilo que são e sobre aquilo que tentam fazer, bem como sobre aquilo que é o seu ambiente, apresentam uma tendência muito maior de se materializarem do que comumente se crê (Morgan, 1996).

Os ambientes são desenvolvidos por grupos de indivíduos e organizações, cada um deles agindo com base nas suas interpretações a respeito de um mundo que é, com efeito, mutuamente definido (Morgan, 1996). Isto permite considerar que, no processo de aprendizagem organizacional, o ambiente, interno e externo da organização, participa direta e indiretamente num clima de conflito mais que de consenso. Assim sendo, as organizações precisam permitir o aprendizado crítico, consciente e criativo, utilizando novas estratégias de mudança baseadas em novos valores.

O macroambiente ou ambiente geral em que as organizações estão inseridas constitui-se de um conjunto amplo de variáveis que envolvem e influenciam difusamente todas as organizações.

Para Hall (1984), essas variáveis são tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas.

As variáveis tecnológicas são para o autor um dos componentes do meio ambiente, na medida em que as organizações precisam absorver e incorporar inovações externas em seu sistema. As variáveis políticas incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade político-institucional do país em geral.

As variáveis econômicas são decorrentes do contexto econômico geral em que as organizações operam, enquanto as variáveis legais constituem o lado das leis e normas que regulam e determinam o comportamento das organizações. Nas administrações públicas, o Estado está sujeito às leis e, às diretrizes orçamentárias.

As variáveis sociais são pressões e influências do meio social onde a organização está inserida, ao passo que as variáveis demográficas, referem-se às características da população, crescimento, distribuição por sexo e idade, raça ou religião, que as organizações devem considerar em seus planos, estratégias de ação e desenvolvimento organizacional. O mesmo acontece com o quadro físico e natural que rodeia externamente as organizações e caracterizam as variáveis ecológicas, uma vez que todas as organizações atuam dentro de um ecossistema.

Isto posto, facilita a compreensão do conceito de mudança sob a perspectiva do ambiente que é qualquer alteração no status quo. Ou seja, mudança organizacional é a alteração da estrutura, da tecnologia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com