TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Organizacional

Monografias: Contexto Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório 1 – Contexto Organizacional

Ambiente da Empresa

Ambiente- Estamos inseridos em um ambiente complexo, com diferentes tipos de clientes, consumidores, concorrentes, etc.

Nossa empresa está voltada a atender as necessidades de nossos clientes, buscando uma melhor distribuição e implantação dos recurso tecnológicos disponíveis, visando melhorar o desempenho da empresa de nossos clientes.

Somos uma empresa de consultoria e lidamos com diversos tipos de clientes, fornecedores e empresas neste ramo de atividade, estamos inseridos em um ambiente de tarefa muito complexo e dinâmico. O que nos leva a estar constantemente focados com o processo de inovação, pois nossos clientes necessitam e procuram uma alternativa que possa lhes assegurar um sucesso neste mercado competitivo e cada vez mais inovador.

Por sermos uma empresa de consultoria cabe a nós estarmos atentos a compreender e analisar nosso ambiente de tarefa, ou seja, conhecer nosso clientes, consumidores, e até mesmo o ambiente externo do qual iremos buscar informações necessárias para nossa sobrevivência e funcionamento, e nesse ambiente colocar os resultados de nossas operações, transformando isso em tecnologias e informações para nossos clientes, obtendo assim o sucesso de nossa empresa, e uma satisfação de nossos clientes.

Estamos inseridos em um ambiente de tarefa mutável, pois nos é imposto a cada dia reações diferentes, novas, e uma criatividade extremamente importante para atender nossos clientes que são de variados tipos. Devido ao mercado competitivo, devemos ter um comportamento dinâmico, mutável, imprevisível, capaz de proporcionar a nossos clientes e a nós mesmo reações adequadas às coações ambientais que a empresa irá enfrentar e as contingências que ela não conseguirá prever.

Por nosso ambiente ser uma ambiente mutável, ou seja, provoca novas e constantes complicações, restrições, coações, contingências, problemas e oportunidades, os métodos padronizados de rotina tornam- se desatualizados ou inadequados para enfrentar e resolver os desafios que surgem constantemente neste ambiente, ainda mais em relação à nosso clientes que necessitam de uma constante busca de inovações tecnológicas para acompanhar o mercado de trabalho, que está cada dia mais competitivo, e assim procuram a nossa empresa para a solução da melhor forma possível de seus problemas e até mesmo na questão de desenvolvimento de produtos inovadores.

Esse ambiente que estamos inseridos sofre continuamente uma série de:

Restrição: ou seja, uma limitação, reduzindo o grau de liberdade de uma empresa.

Coação: uma imposição obrigatória do ambiente.

Contingência: um evento futuro provável, mas não certo, que afeta seriamente nosso desempenho.

Problema: é uma evento corrente que afeta de forma negativa o desempenho da empresa.

Oportunidade: é uma situação favorável, quando localizada deve ser explorada para o benefício da empresa.

Ameaça: um evento que produz perigo ou certo tipo de restrição, qualquer coisa má que possa vir a acontecer.

Por este fato devemos sempre fazer o rastreamento deste ambiente, o que irá nos proporcionar uma ideia existente fora de nossa empresa, para que tenhamos uma noção do que podemos aproveitar positivamente e do que devemos neutralizar e evitar, para se alcançar o sucesso.

Nossa empresa só irá conseguir sobreviver e crescer neste mercado, ou neste ambiente mutável, se nos adaptarmos a todos as circunstâncias ambientais, e isso vai muito mais alem, devemos aproveitar neste ambiente todas as oportunidades e amenizar os efeitos das coações e contingências que nos são impostas.

Por nossa empresa estar inserida num ambiente heterogêneo isso nos implica estar sempre preparados e atentos às mudanças diferenciadas e variadas, devemos criar órgãos diferenciados para que se possa corresponder aos diferentes segmentos do nosso ambiente de tarefa, e cada uma desses órgãos devem funcionar em uma base descentralizada, para planejar e controlar as reações do nosso ambiente de tarefa. Esse ambiente heterogêneo nos impõe uma variedade à nossa empresa, pois trabalhamos com diversos tipos de clientes, de mercados e também fornecedores, estes também atuam de forma heterogênea e diferentes entre si.

Ao fazermos esta análise de nosso ambiente, devemos levar em conta diversos fatores e com a imprevisibilidade, e diversa forcas que atuam nesse ambiente, relacionando-as entre o tempo e seus efeitos potenciais. Devido a heterogeneidade do nosso ambiente devemos estar atentos as constantes mudanças para que assim teremos um maior desempenho em relação a nosso clientes, conseguindo assim a satisfação de nosso clientes e obtendo sucesso e destaque neste mercado altamente competitivo.

Devemos sim estar em uma constante busca de inovações tecnológicas, e pesquisas tecnológicas que buscam esse aprimoramento e um controle maior daquilo que nossos clientes almejam, pois fazendo assim estaremos aptos ao mercado, pois se tratando do contexto no qual estamos inseridos seremos impulsionados a esta busca constante de novas tecnologias para atender nossos clientes e assim alcançar o sucesso e o desenvolvimento de nossa empresa pelo processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos que esse ambiente nos proporciona.

Por se tratar de m ambiente vasto e complexo, nós como empresa devemos estar atentos a um fator muito importante para nosso crescimento, não podemos deixar de lado a questão de fazermos um reconhecimento do nosso ambiente, ou seja fazer um estudo, um levantamento de:

Quais são nossos clientes reais e potenciais;

Quais são os fornecedores reias e potenciais;

Quais são os concorrentes de nossas entradas e saídas;

Quais são as agências regulamentadora reias e potenciais;

Pois cada uma desses elementos citados pode ser para nossa empresa uma oportunidade(que devo administrá-la da melhor forma possível), ou uma ameaça(que devo neutralizá-la para não ser tão prejudicial a nossa empresa).

Enfim o ambiente ao qual estamos inseridos não nos permite estar desatualizados ou ociosos, para se obter o sucesso empresarial que almejamos devemos estar em um acompanhamento constante de que tudo que se refere aos nosso ambiente externo e estar acompanhando com muito cuidado o que este ambiente pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com