TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisa SWOT Biblioteca

Por:   •  31/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 5

Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha – breve análise

Introdução

A biblioteca onde trabalho situa-se nas Caldas da Rainha e está definida como uma BM2 (concelho com cerca de 50.000 habitantes). Esta biblioteca foi construída de raiz e inaugurada em 1996 tendo herdado fundos documentais pertencentes à Biblioteca Fixa nº 156 (Fundação Calouste Gulbenkian).  Atualmente, conta com um fundo de quase 70.000 documentos. Como biblioteca pública, é essencialmente um lugar aberto à comunidade em que se insere, disponibilizando vários serviços: leitura; empréstimo domiciliário; apoio e orientação bibliográfico; reprodução; apoio a nível das novas tecnologias, como a ajuda na utilização dos recursos da Internet, trabalhos em suportes digitais, currículos eletrónicos, etc. Os principais utilizadores da biblioteca são adultos, tendo-se vindo a verificar um incremento ao nível de estudantes abrangendo os diferentes graus de ensino, inclusivamente superior (sobretudo da universidade local, ESAD). Não obstante seja difícil na conjuntura atual manter o acervo atualizado, em termos documentais a coleção é diversificada, abrangendo as várias áreas do conhecimento. Denota, porém, uma maior relevância na literatura, tanto portuguesa como estrangeira (traduzida para português). Para o reforço e enriquecimento do acervo, a análise de catálogos de editoras, revistas sobre novidades editoriais e as sugestões dos leitores constituem os principais critérios de aquisição. Um fundo de grande importância, à qual a biblioteca presta especial atenção, é o “Fundo Local” que reúne todo o tipo de documentação referente à localidade e ao meio onde a biblioteca está inserida.

Análise SWAT

Pontos Fortes

  • Ergonomia dos espaços;
  • Coleção na componente da literatura, portuguesa e estrangeira;
  • Integração - eventos com pais e crianças.

Pontos Fracos

  • Climatização deficiente e espaços a necessitar de obras;
  • Coleção na componente de conteúdos técnicos e científicos;
  • Rede e recursos informáticos.

Oportunidades

  • Meio académico envolvente;
  • Ligação aos centros de idosos, à semelhança das bibliotecas escolares;
  • Organizar e explorar convenientemente o Arquivo Histórico.

Ameaças

  • A transformação digital:
  • Número reduzido de colaborados e elevada faixa etária;
  • Desinvestimento na melhoria contínua das coleções.

Pontos Fortes

Ergonomia do espaço

A Biblioteca está baseada num edifício pensado e construído de raiz para o efeito possuindo um conjunto de espaços abertos que se encontram bem articulados entre si. O Átrio é o ponto de partida e central que interliga com os restantes espaços, tornando-se o conjunto muito funcional pois permite fácil mobilidade pelas diferentes salas.

Coleção na componente da literatura portuguesa e estrangeira

A componente da literatura tanto na Sala Geral como na Sala Infanto-Juvenil constituem um elemento preponderante na oferta aos utilizadores. Não ignorando as sugestões dos próprios leitores, às quais a Biblioteca tem procurado dar resposta, têm sido adquiridas obras literárias que constituem uma referência das novas tendências, nunca descurando a qualidade.

Integração - eventos com pais e crianças.

A equipa tem vindo a fomentar a animação, indo além das visitas guiadas dos vários anos escolares, a fim de atrair a comunidade mais jovem à Biblioteca. Criaram-se Horas do Conto com atividades de expressão plástica onde pais e filhos trabalham em conjunto, nomeadamente em ateliês de Origami.

Pontos Fracos

Climatização deficiente e espaços a necessitarem de obras

Devido ao fato deste edifício ter já sido construído em 1997 e não ter tido ainda uma intervenção de fundo, existem espaços onde o ar condicionado já não funciona, sendo ineficaz a utilização de radiadores. Tal torna o ambiente, especialmente no inverno, bastante frio, nomeadamente na Sala Infantil. Para além deste fator, apresenta piso danificado e vários focos de infiltrações.

Coleção na componente de conteúdos técnicos e científicos

Nestas áreas a Biblioteca oferece um fundo algo desatualizado. Tal se deve a orçamentos sucessivamente diminutos que conduz a que a Biblioteca opte por atribuir maior prioridade à área das obras literárias em detrimento das classes mais especificas, indo assim ao encontro do que tem representado o principal apelo dos utilizadores.

Redes e recursos informáticos

A Biblioteca faculta uma rede Wireless mas que infelizmente não abrange todas as salas. A nível de recursos informáticos são suficientes em número, embora, do ponto de vista da respetiva capacidade, denunciem algum défice pois é frequente a dificuldade dos utilizadores ao acederem a certos sites mais exigentes. Outro ponto importante prende-se com a desatualização do software que, em determinadas circunstâncias, impede as pessoas de aceder a sites, como por exemplo, o das Finanças.

Oportunidades

Meio académico envolvente

A presença da ESAD (Escola Superior de Artes e Design) na cidade deve incentivar o incremento de protocolos de partilha documental com a Biblioteca. Deve ser igualmente promovido o envolvimento dos alunos em atividades a desenvolver na Biblioteca, conjugando o respetivo interesse académico com valor para a comunidade de  utilizadores; nomeadamente, com a execução de exposições, workshops, seminários, atividades estas que devem englobar várias faixas etárias. Ou seja, deve ser incrementado o compromisso da Biblioteca com a comunidade académica através de iniciativas conjuntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com