TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE AMBIENTAL

Tese: ANÁLISE AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 11

1. ANÁLISE AMBIENTAL

Segundo Kotler e Keller (2006) a análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses,opportunities, threats) é uma ferramenta que analisa o microambiente (pontos fortes e pontos fracos) e o macroambiente (oportunidades e ameaças) das organizações.

Esta importante ferramenta serve como apoio às estratégias e permite que as organizações minimizem os pontos fracos, mantenham os pontos fortes, aproveitem as oportunidades e protejam-se das ameaças.

1.1 Mercado em que a Empresa Atua

A Indústria e Comércio de Cosméticos G. Berjeaut Ltda. foi fundada em 1969 por Jean-Pierre Berjeaut e pelo atual presidente da Natura, Antonio Luiz da Cunha Seabra.

A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento, cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal.

A Missão da organização é "criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem: bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

Os valores da organização se baseiam em:

• Humanismo-Cultivo das Relações: Valoriza ao máximo as relações e o potencial humano, respeita e estimula a individualidade que enriquece a diversidade. Busca contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações em cada uma de suas ações.

• Equilíbrio Harmonia, Interdependência: Inspira-se no equilíbrio e dinâmica da natureza, percebe o homem como parte da natureza, com a qual de se harmonizar, e valoriza a interação com ela.

1.2 Concorrência

Concorrência, são empresas que atendem ás mesmas necessidades dos seus clientes.

A Natura tem como principais concorrentes a Avon, Boticário, L’Oréal, Unilever e Johnson & Johnson.

Avon

A Avon atua em 140 países espalhados pelos cinco continentes, sendo a pioneira mundial e líder no sistema de vendas diretas, e tem como missão ser “A Líder Global em Beleza. Investe com gastos intensos em campanha de marketing pelo mundo.

Boticário

O Boticário é a maior rede de franchising de coeméticos e perfumes do mundo. Possui mais de 2.400 lojas no Brasil, além de grande atuação internacional. Seus principais produtos são perfumes, cremes e maquiagem.

L’Oréal

A L’Oréal é uma empresa multinacional francesa de cosméticos especializada em produtos para cabelos (shampoos e colorações), perfumes, protetores solares e produtos dermatológicos. Atua em 130 países, é líder global em cosméticos.

Unilever

A Unilever é uma multinacional anglo-holandesa líder em vendas de bens de consumo de vários produtos pelo mundo. Constitui hoje um enorme conglomerado de empresas, produzindo inúmeros produtos que vão desde o ramo alimentício até o da higiene e limpeza.

Johnson & Johnson

Johnson & Johnson é uma empresa estadunidense, especializada na produção de farmacêuticos e utensílios médicos. A empresa tem aproximadamente 200 subsidiária operando em mais de 90 países, e seus produtos são vendidos em mais de 175 países do mundo.

1.3 Ameaças e Oportunidades

Ameaças:

Segundo Oliveira (1991) as ameaças são forças ambientais incontroláveis pela empresa, que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas poderão ou não ser evitadas, desde que conhecidas em tempo hábil.

Foram identificadas as seguintes ameaças para a Natura:

• Deteriorização dos Recursos Naturais: A atual deterioração do ecossistema mundial, devido á constante exploração dos recursos naturais, poderá ter consequências devastadoras sobre o desenvolvimento humano e a vida de todas as espécies animais.

• Novos Entrantes: O ingresso de novas empresas no setor de cosméticos causa efeitos como quedas dos preços e aumento nos custos, resultando em uma redução na rentabilidade da mesma.

• Desemprego Estrutural: O desemprego estrutural é uma forma de desemprego natural. Neste caso existe um desequilíbrio permanente entre a oferta e a procura (de trabalhadores), que não é eliminado pela variação dos salários. Resulta das mudanças da estrutura da economia. Estas provocam desajustamentos no emprego da mão-de-obra, assim como alterações na composição da economia associada ao desenvolvimento.

• Diminuição da Fidelização do Cliente: Pelo amplo número de concorrentes existentes no setor e pela ampla gama de ofertas os consumidores acabam não criando vínculo com a empresa.

• Crise Financeira: Pode afetar tanto as vendas quanto ao custo da produção pois, algumas tecnologias e matéria-prima tem seu valor atrelado ao dólar.

Oportunidades:

Ainda segundo Oliveira (1991) oportunidades são forças ambientais incontroláveis pela empresa, que podem favorecer a sua ação estratégica, desde que conhecidas e aproveitadas satisfatoriamente enquanto durarem.

Foram observadas as seguintes oportunidades para Natura:

• Aumentos da População de Cosméticos: A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050. Os motivos do aumentos da população são, segundo o estudo, a maior longevidade e melhoria na qualidade de vida.

• Internacionalização: Faceta positiva de uma nova fase da indústria brasileira, mas também novas e nem sempre previstas, realidades que acabam se constituindo em grandes desafios surgidos nesse processo de internacionalização. Por exemplo, instalar fábricas em outros países requer não só uma competência distintiva em Gestão de Operações, mas também a habilidade de lidar com questões de Relações Trabalhistas e de Regulamentação Ambiental bastante diferentes das que as empresas enfrentam no Brasil.

• Crescimento no Mercado de Cosméticos: O mercado no Brasil, ao longo de mais de 20 anos, vem crescendo sempre na casa de dois dígitos todos os anos.

• Conscientização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com