TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Mercado Leite Condensado

Monografias: Analise De Mercado Leite Condensado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  2.266 Visualizações

Página 1 de 2

4.1. Atratividade dos mercados

O Brasil é um importante produtor mundial de leite e sua produção tem crescido substancialmente nos últimos anos, tendo como resultado um maior destaque no mercado internacional. O incremento das exportações em oposição às importações, na contramão histórica do setor, já permite prever que o país será um importante player nesse setor no longo prazo, com destacada participação de mercado. As exportações continuam crescendo e têm gerado receitas positivas para o agronegócio do leite, além de estimular o nível de atividade das empresas e a geração de empregos, possibilitando ganhos de escala e redução de custo. O baixo custo da terra e da mão-de-obra também fazem do Brasil um dos países mais competitivos na produção de leite, havendo potencial para elevar a produtividade animal.

Os principais produtos da pauta de exportação de lácteos brasileira são: leite em pó, leite condensado, leite evaporado, além de diversificada variedade de tipos de queijos especiais. Dentre estes produtos, o leite condensado merece destaque por ser responsável por boa parte do crescimento do setor lácteo brasileiro no exterior, sendo enviado atualmente para mais de 50 países. O leite condensado brasileiro destaca-se pela qualidade, escala de produção com alto padrão tecnológico e alto valor agregado. Este produto apresenta vantagem competitiva no mercado internacional pelo fato de agregar valor a três matérias-primas nas quais o Brasil possui baixo custo de produção: leite, açúcar e embalagem de aço. Além disso, trata-se de um produto que possui elevada vida de prateleira.

O Brasil, além de ser o maior consumidor deste produto, tem apresentado taxas crescentes de exportação. Ampliado sua participação nas exportações mundiais de leite condensado, o Brasil se posiciona entre os maiores exportadores do mundo em 2008, em valor, sendo superado apenas por Holanda, Bélgica, Síria e Chile. A inserção dos produtos lácteos brasileiros no mercado internacional, em particular o leite condensado, depende de três ações prioritárias: minimizar os impactos provocados por distorções de preços na origem, com manutenção das medidas de defesa comercial para vencer as barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas; manutenção da qualidade dos produtos; e adoção de técnicas modernas de gestão e a utilização de tecnologias de produção que permitam oferecer vantagens comparativas para exportar produtos lácteos nacionais.

De olho no crescente mercado de leite condensado, muitas empresas estão investindo no segmento, principalmente devido a fatores como a demanda doméstica e a perspectiva de exportar o produto. O número de empresas nacionais interessadas em participar deste mercado de exportações tende a aumentar, já que ainda há espaço para crescimento. As principais barreiras à entrada e saída são os altos investimentos na marca do produto, infra-estrutura e economia de escala e de escopo na maioria das empresas, como forma de diminuir os custos e os riscos. Quanto às estratégias destacam-se a vinculação da marca à qualidade e diferenciação e inovação nos produtos. O desempenho do mercado pode ser verificado nos investimentos que as empresas tem feito em P&D e Marketing, da ordem de milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com