TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise dos tópicos Marketing

Seminário: Analise dos tópicos Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Seminário  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

Analise dos tópicos

Marketing

O marketing é uma forma de divulgação de um produto ou serviço, na qual vemos que esta sendo muito utilizado e que tem atingido todas as idade e denominações. Porem não é só divulgação ele tem muitas tarefas e estudos que vai alem da percepção somente de vendas e produto.

Hoje o marketing com o avanço foi utilizado conceitos desenvolvidos em outras áreas, como o de elasticidade da economia , assim como conceitos emprestados da sociologia, psicologia e da comunicação ajudaram na formulação da teoria do comportamento do consumidor.

A evolução do marketing

O marketing hoje tem evoluído muito ao passar dos anos e como podemos ver cada autor tem a sua definição.

O movimento para expandir o conceito de marketing tornou-se provavelmente irreversível quando o Jornal of. Marketing passou a dedicar atenção especial às regras das mudanças sociais e ambientais. Ao mesmo tempo, Kloter e Gerald Zaltmen estabeleceram a expressão marketing social, definindo- o como:

“a criação, implementação e controle de programas calculados para influenciar a aceitabilidade das ideias sociais e envolvendo considerações de planejamento, de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing”.

Portanto, o marketing pode ser entendido como um processo de troca envolvendo pessoas, bens ou serviços, com o objetivo de alcançar a satisfação dos clientes ou consumidores.

Fica claro, assim que o marketing se aplica tanto a bens quanto a pessoas, ideias e serviços, de localidades turísticas ate instituições de ensino, ou mesmo denominações religiosas e igrejas de forma geral.

Componentes da definição

Em relação à troca é necessário que se tenha pessoas com vontade de negociar, e tal relação deve ser benéfica para as partes envolvidas. Deve haver de uma parte, poder aquisitivo e autoridade para comprar e, de outra parte, produtos e serviços. Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta.

Esta definição não esta liga somente na troca, mais na fidelidade com o cliente na troca e no atendimento.

Para alcançar o objetivo da empresa ela deve ter duas formas no mínimo a quantitativas e a qualitativa visando mercado a imagem de competência.

O ambiente em que vai ser trabalhado é complexo por que tem que saber qual o publico q vai atender, formando assim muitas variáveis.

No impacto que a sociedade vai ter é visto que as empresas tiveram que melhor para atender as necessidades dos clientes e a satisfação. Com novas embalagens e propagandas que não fujam da realidade. Sendo assim as empresas que permanecem são as que atendem esses requisitos.

O sistema de marketing

Os 4 Os, 4As 4Cs

Os 4 Os temos produto, preço, ponto de distribuição, promoção.

Produto:

Qualidade e padronização: em termos de características, desempenhos e acabamentos.

Modelos e tamanhos: que atendam as expectativas e necessidades.

Configuração: a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviço.

Ponto: é a escolha do canal de atuação.

(A) Atacado, varejo ou distribuidor.

(b) Ao transporte.

(c) E a armazém.

Preço; posto na fabrica; posto no cliente; atacadista, varejista ou distribuidor; liquido com desconto ou bruto sem desconto; desconto por quantidade, por condição de pagamento etc.

PROMOÇÃO. O composto promocional do produto ou serviço compreende a publicidade a relação publica a promoção de vendas, a venda pessoal e o merchandising.

Consumidor

Pode ser uma pessoa física ou jurídica na qual se utiliza dos produtos oferecidos ou serviços prestados. Com uma nova conotação visto como a economia abrangendo tudo o que a no mercado.

Consumismo e consumerismo

Consumismo é o indivíduo gastar com coisas superfulas é o consumo irracional compulsivo e perigoso.

Na qual o cliente é bombardeado pela mídia, ou aqueles que compram somente pelo desejo desenfreado de gastar.

O comportamento do consumidor

Os consumidores agem de diversas formas diante de uma situação de compra, influenciados por fatores internos e externos, direta ou indiretamente. Durante a escolha de qual produto adquirir, o consumidor é influenciado por uma serie de fatores. Essas influências são percebidas no ato da compra, principalmente quando se trata de um bem durável.

O desequilíbrio será maior de acordo com o grau de importância financeira e psíquica e também com a quantidade de alternativas existentes. Quanto maior o número, maior o desequilíbrio e a ansiedade.

Como podemos observar, os consumidores passam por várias etapas até chegar a uma decisão. Sabendo disso, o profissional de marketing deve agir em cada um desses processos, estimulando a compra.

Fatores internos

Os fatores internos são baseados na atitude e personalidades dos clientes que se manifestam de acordo com a motivação interna. Isso faz com que o marketing trabalhe para achar e atender a essas necessidades.

Fatores externos

Estão ligas o ambiente em que convive na qual muitas vezes e influenciada pela família, classe social, grupo de referencia e a cultura de todas as pessoas.

Com esses fatores cada um busca o que deseja de forma que atenda todos esses fatores no qual ele convive.

Teoria Behaviorista

É o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicóloga. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigados pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento.

Teoria cognitiva

É um tipo específico de psicoterapia que enfatiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com