TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhembi Morumbi

Ensaios: Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DO PROCESSO GRUPAL E O TDAH

A prática pedagógica do professor é constituída de vários elementos e dentre eles, as relações interpessoais de professores e alunos, que é um dos aspectos maisdifíceis e conflituosos, pois, não se exige do professor apenas a capacidade de liderança, o domínio técnico-pedagógico dos conteúdos e a própria natureza do trabalho pedagógico, exige-se também odomínio do processo de interação no processo ensino-aprendizagem.

Assim, é necessário que o docente domine a dinâmica de grupo, pois a Dinâmica de Grupo constitui um campo de pesquisa voltado aoestudo da natureza do grupo, das leis que regem o seu desenvolvimento e das relações indivíduos-grupo, grupo-grupo, instituições-grupo.

A Dinâmica de Grupo abrange também um conjunto de métodos e técnicasde orientação didática e/ou psicoterapêutica que permitem atuar com pequenos grupos dentro de organizações e instituições. Portanto, em sentido amplo a Dinâmica de Grupo é a ciência dos fenômenos degrupo e no sentido restrito é um método de ação com pequenos e grandes grupos.

Minha pesquisa será feita em uma escola do município de Itajuípe e estudará um grupo de professores e alunos, poispesquisarei qual o nível de informação dos professores da Escola Municipal Alberto Hage acerca do tema TDAH em crianças do Ensino Fundamental. Um dos grandes desafios para a família da criança com TDAH é aescolha da escola que ela deverá freqüentar. Muitas vezes a instituição é receptiva, quer aceitar o aluno com TDAH, mas isso não é suficiente. A escola precisa ter uma filosofia inclusiva que acolhae aceite a diferença com flexibilidade, para que seja capaz de organizar e executar mudanças necessárias para atender à singularidade do aluno.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) é considerado pelos especialistas como sendo mais um distúrbio do comportamento que atinge crianças e jovens e é um tema atual nas escolas.

O mal pode se manifestar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com