TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comparativa Construtora Tecnisa E Gafisa

Exames: Análise Comparativa Construtora Tecnisa E Gafisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 4

3.1 Histórico e Desenvolvimento da Empresa

A Gafisa S.A. é uma das empresas líderes do mercado de construção e incorporação no Brasil, que possui 56 anos de mercado. Sua trajetória, desde a fundação até hoje, é marcada por pilares consistentes e posicionamento honesto, confiável e que cumpre o prometido, sempre aliando tudo isso ao seu diferencial: a inovação.

Foi fundada em 24 de Junho de 1954 no Rio de Janeiro, sob o nome de Gomes Almeida, Fernandes. Em São Paulo, a construtora chegou no ano de 1962, e seu primeiro empreendimento na cidade foi iniciado em 1963. Em 1964, a empresa abre seu primeiro escritório na mesma cidade. Atualmente, sua sede é em São Paulo, mas suas operações estão presentes em quase todo o Brasil.

Em 1988 o nome da empresa muda para Gafisa Imobiliária S.A. (Gafisa Imobiliária). E, em 1997, a empresa celebra em uma associação com a GP Investimentos, na qual passou a se chamar Gafisa S.A.. Nesta associação, ficou decidido que a GP integralizaria a sua participação com investimento de capital próprio, enquanto a Gafisa Imobiliária aportaria parte de seus empreendimentos e a marca Gafisa. Além disso, decidiu-se que a Gafisa Imobiliária mudaria seu nome, pelo fato de ter aportado a marca Gafisa na nova empresa, passando a se chamar Cimob Companhia Imobiliária. Assim, segue sua vida com empreendimentos próprios, separando-se da Gafisa S.A..

Em dezembro de 2003, o grupo GP investimentos passa a ser a acionista majoritária da empresa.

Em 2005, a Cimob deixa de ser acionista da Gafisa. Uma afiliada da Equity International, empresa de investimentos liderada pelo americano Samuel Zell, um dos maiores investidores do setor imobiliário do mundo, passa a ser a titular de aproximadamente 32% do capital da Gafisa.

No início de 2006 aconteceu uma grande mudança na Companhia, tornando-a ainda mais renomada no mercado. A Gafisa criou uma Oferta Pública Inicial (IPO), ou seja, passou a disponibilizar a venda de suas ações na Bovespa. Isto resultou em uma pulverização de aproximadamente 47% do total de suas ações.

Em 2007, a Gafisa conclui outra Oferta Pública Inicial, desta vez na Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange). Foi a primeira empresa do setor a ter suas ações negociadas na NYSE.

No mesmo ano, a Gafisa adquire a AlphaVille Urbanismo, líder no seu segmento, para atuar em projetos de urbanização horizontal. No mesmo ano, a GP Investimentos vende sua participação acionária, e a Gafisa passa a ter 86% de suas ações no mercado, tornando-se uma das mais pulverizadas companhias do país.

Em setembro de 2007, as ações da companhia passam a fazer parte do índice IBrX-50, da Bovespa, ou seja, significa que a Gafisa está entre as empresas mais bem negociadas da Bolsa.

Ainda em 2007, a Gafisa criou uma empresa subsidiária, a Fit Residencial, para atuar no segmento de empreendimentos mais econômicos. Nasce também a Gafisa Vendas, uma imobiliária que comercializa exclusivamente imóveis da Gafisa.

Em 2008, a Gafisa passa a ser a principal controladora da construtora mineira Tenda, atuante no mercado de apartamentos mais econômicos. Assim, ocorre a fusão da Fit Residencial com a Tenda. Neste ano, a Gafisa foi considerada a 39ª marca mais valiosa dentre as 160 principais empresas de capital aberto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com