TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise De Caso

Dissertações: Análise De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA

Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989? Por que os administradores da empresa optaram por criar um produto mais barato que os oferecidos pelas marcas lideres do mercado?

RESPOSTA

Foi o fato do consumo nacional de cervejas estar aumentando, analisando o mercado percebeu-se que as tradicionais marcas não estavam dando conta de suprir a demanda. Foi neste momento que a Schincariol deixou apenas de fabricar refrigerantes e passou a produzir cerveja. Pode se dizer que foi um momento oportuno para este segmento no país. E para consolidar suas vendas neste começo de atividade resolveu-se então fabricar uma cerveja mais barata do que as tradicionais, este foi o principal trabalho de marketing da época “o preço”

PERGUNTA

Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo? Qual foi o impacto de seu falecimento para o grupo?

RESPOSTA

Não tem como negar que Nelson era um homem ousado e com visão empreendedora, porém concentrar todas as decisões em apenas uma pessoa “mesmo sendo uma de visão” pode acarretar em problemas de ordem administrativas. A Empresa possuía uma linha de crescimento modesta perante o seguimento, não desenvolvia, não melhorava, não investia com a economia mudando de uma maneira rápida exigia que Nelson fosse mais flexível as mudanças. Isso não ocorreu.

Infelizmente para empresa voltar a respirar no mercado nacional Nelson teve de falecer.

O impacto sobre a fábrica foi enorme, pois logo um mês após seu falecimento os novos administradores tomaram a decisão que deixou a Schincariol com um fôlego novo no mercado.

PERGUNTA

Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus. Foi uma decisão programada ou não programada?

Como você avaliaria a eficácia de decisão?

RESPOSTA

Analisando o lançamento dos novos produtos pela cervejaria, um fato que chama a atenção é que logo após a morte de Nelson a empresa lançava duas novas marcas de cerveja no mercado.

Da a entender que a idéia de reformular a marca já existia, estava sendo programada, porém algo estava emperrando, dificultando essas decisões.

Pode até entender que a estratégia tomada não foi a melhor para o momento, devido a rejeição que os consumidores estavam tendo com a marca

Tanto que mais a frente tiveram que reavaliar o lançamento dos novos produtos e mudar a estratégia de marketing

PERGUNTA

Compare a decisão de criar a Primus com a de lançar a Nova Schin com base no conceito de racionalidade limitada de Nelson

RESPOSTA

A primus foi baseada apenas no preço, Nelson achava que poderia brigar em um mercado de cervejas mais caras apenas criando uma nova marca com o preço das concorrentes, não se atentou a pesquisar junto aos consumidores como sua marca era avaliada. Quando aconteceu o lançamento da Nova Schin foi totalmente ao contrário da Primus.. Depois de entender o que os consumidores “mercado” achava de seus produtos, a empresa investiu pesado em uma campanha de marketing para fazer as pessoas perderem o avesso que tinham sobre a cerveja.

Percebeu-se que podiam fazer a cerveja mais saborosa do mundo com o preço mais baixo que mesmo assim não teriam um retorno bom, devido a rejeição que a marca sofria.

Foi então que antes de vender o produto foi oferecido a marca para o mercado. O que com a Primus aconteceu muito timidamente com a Nova Schin foi o carro chefe.

“ Sim é Schincariol, mas experimenta para depois tiras suas conclusões”

PERGUNTA

Que vantagens e desvantagens da decisão de desvincular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com