TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT

Seminário: Análise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  Seminário  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 8

A análise SWOT é uma ferramenta que auxilia na organização do planejamento estratégico ao estabelecer a relação entre pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Assim, monte a matriz SWOT para a empresa e posteriormente faça a análise por meio das Situações limitantes, situação de alavancagem e situação problema (5 pontos)

Pontos Fortes

A força descreve quais as competências mais fortes desta empresa, aquelas que estão sobre sua influência, como a intermediação de produtos estrangeiros, onde todo processo é ágil e acompanha um planejamento tributário e logístico especializado e específico para cada mercadoria com ampla acessória, onde a entrega é no prazo combinado com conforto e segurança.

Fraquezas

As fraquezas são as competências que estão sobre sua influência, mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva, como: modelo de negócio descentralizado; poucas empresas como cliente; a dependência da própria parceria especializada (First); e a falta de assistência técnica especializada.

Oportunidades

As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que não temos controle sobre elas. As oportunidades muitas vezes podem vir através de algum aspecto econômico novo, como o crescimento da classe média, o aumento do número de filhos dos consumidores, a melhoria da renda e do crédito, entre outros. Outro fator que pode influenciar o fomento de oportunidades são as ações políticas do governo, como a escolha de investir em infraestrutura e a própria variação cambial.

Ameaças

As ameaças são as forças externas que não sofrem sua influência e que pesam negativamente para sua empresa. Elas podem ser consideradas como um desafio imposto à empresa e que pode deteriorar sua capacidade de gerar riqueza. Devem ser constantemente monitorada pelos gestores, pois, muitas vezes, podem apresentar um risco muito maior que a capacidade de retorno.

Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição, em um cenário onde não é possível repassar este valor ao mercado, deteriorando assim às margens da empresa. Por isso, é importante que a empresa crie políticas que possam combater as ameaças. Como no exemplo anterior, onde ela poderia ter feito uma proteção cambial (Hedge) para manter suas margens em segurança.

A abertura de novas revendas autorizadas de veículos importados com e melhor margem de negociação e barganha, acirrando a concorrência de forma a inviabilizar este negocio.

Situações limitantes: parceria com a First e o modelo de negócio descentralizado, burocracia e carga tributária.

Situação de alavancagem, utilizar ferramentas como divulgação via MKT.

Situação problema: vendas realizadas sem oferecer assistência técnica.

As forças e fraquezas da organização, identificadas na matriz SWOT, levam as organizações a identificar os seus fatores críticos de sucesso (FCS). Assim, identifique os Fatores-chave de compra, Fatores críticos de sucesso e os Motores Competitivos para a empresa (1,5 pontos.

Fatores-chave de compra

Cor, modelo, tipo de veículos esportivos importados e sua relação afetiva;

Preço;

Disponibilidade de venda e entrega.

Fatores críticos de sucesso

Dependência da First;

Política de comunicação;

Disponibilidade das marcas oferecidas;

Rede de distribuição;

Gestão de logística.

Motores Competitivos

Diferenciação do produto;

Atividades Promocionais, que neste caso dependente do fornecedor;

Canais de distribuição e cobertura regional.

Ao analisar o ambiente setorial onde a organização está inserida, uma das ferramentas mais utilizadas é o modelo das Cinco forças de Porter. As cinco forças de Porter são: rivalidade entre as empresas ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores e poder de barganha dos consumidores. Assim, identifique as Cinco forças de Porter para a empresa (2,5 pontos).

Rivalidade entre as empresas.

O Grau de rivalidade é alto quando se verifica:

-crescimento lento, não é o caso.

-custos fixos ou de armazenamento elevados, não é o caso.

-ausência de diferenciação de produtos, não é o caso, o cliente escolhe o modelo.

-barreiras de saída elevadas – ativos especializados, altos custos fixos de saída, este sim, se enquadra.

-O setor é muito competitivo e a rivalidade entre os concorrentes é grande. Os principais concorrentes diretos são as empresa que oferecem o serviço de importa com conta e ordem. (a importadora só da acessória, mas quem realmente importa é a pessoa física, fazendo deste modo que o preço de venda seja mais vantajoso). Também, existem vários concorrentes indiretos, como por exemplo, as lojas de revendas brasileiras autorizadas das próprias marcas dos veículos importados, como por exemplo, a Ford, Chevrolet, Porsche.

Estratégias de competição por preço são normalmente instáveis.

Outra estratégia, as batalhas através da propaganda podem ter efeito prejudicial. A avaliação de qualidade do consumidor é baseada na comparação entre a expectativa formada e a percepção que o consumidor tem do serviço prestado.

Ameaça de novos entrantes: A análise da ameaça de novos entrantes é o das barreiras à entrada, as quais atuam no sentido de prevenir um influxo de firmas para a indústria sempre que os lucros ajustados pelo custo de capital aumentam bem acima de zero.

A força das barreiras aos entrantes potenciais pode ser avaliada pela existência de:

• grandes economias de escala no setor de importação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com