TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT

Projeto de pesquisa: Análise SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PÓLO DE ITATIBA/SP

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Silvia A.E. da C. Ribeiro RA: 8368811420

Cristina Marques da Silva RA: 8363802197

Jaciele Souza de Santana RA: 8744126003

João Vanderlei da Silva Zeferino RA: 8529961211

Profª. EAD: RENATA M.G.DALPIAZ

Profª. EAD: HELENROSE A. DA S PEDROSO COELHO.

Prof. TUTOR PRESENCIAL: MARCIO DE FREITAS

ITATIBA, 22 DE ABRIL DE 2014.

Introdução

Existem várias ferramentas que auxiliam a planejar os passos do presente e do futuro de uma empresa pequena e de grande porte.Uma delas é a Ferramenta de Análise SWOT, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra uma empresa.

A Análise SWOT é considerada uma ferramenta clássica da Administração, essa ferramenta ainda é pouco conhecida e consequentemente pouco usada por empresas de menor porte como as Microempresas. A palavra SWOT é uma sigla em inglês dos termos S – Strengths(Pontos Fortes), W – Weaknesses(Pontos fracos), O – Opportunities (Oportunidades para o negócio) e T – Threats (Ameaças para seu negócio).

Administrar atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia como: planejar, organizar e controlar. As ameaças à organização vinda dos clientes, da concorrência, e em decorrência das mudanças requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento. Uma dessas habilidades mais conhecida e muita utilizada é o trabalho em equipe.

Trabalhos em equipe são compostos de indivíduos diferentes, e por isso é necessário tempo para que estas diferenças sejam estudadas e utilizadas para um objetivo comum.

Através desses dados, é possível ter uma noção maior das ameaças nos ambientes internos e externos do cenário em que a empresa esta inserida, além de servir como auxilio para que os profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado.

Exemplo abaixo de um diagrama SWOT:

Com base na ferramenta SWOT, utilizaremos para Analisar a situação do Restaurante Smak.

Desenvolvimento

O Restaurante Smak da Família Partala é situado no município Vale da Felicidade, povoado por descendentes de imigrantes poloneses.

A economia desse município é sustentada principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística.

Embora o restaurante da família Partala esteja bem localizado e tenha tradição em comidas típicas polonesas, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais.

Analisando com a ferramenta SWOT os pontos fortes do restaurante são os alimentos saudáveis, a comida típica polonesa, sua decoração rústica e sua originalidade.

No entanto em seu ambiente interno a muitas mudanças a serem feitas na parte física do ambiente e na administrativa como, por exemplo: a falta de mão-de-obra especializada, espaço físico restrito, cardápio feito à mão em uma língua estrangeira, a falta de motivação dos funcionários e a falta de criatividade são todas as características de pontos fracos.Contudo os restaurantes da região caracteriza uma ameaça externa para o restaurante Smak, sem contar com o aumento significativo de novos restaurantes na região com inovação e tecnologia servindo comidas à quilo e comidas rápidas.

Segundo Dornelas (PLT, 2012) as oportunidades geralmente são únicas para desenvolver novos produtos, ganhar um novo mercado e conquistar novos clientes que o diferencie da concorrência.

Com base nessas informações o restaurante Smak

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com