TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise SWOT, Por Fonseca, Rodolpho Ferreira 2013

Dissertações: Análise SWOT, Por Fonseca, Rodolpho Ferreira 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  1.258 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução:

Análise SWOT é de extrema importância para a empresa, pois fornece dados que influenciam diretamente nas estratégias elaboradas e incorporadas pela organização. Importância da análise de ambiente é fazer com que as empresas consigam enxergar suas oportunidades e ameaças, fazendo com que a empresa se posicione de maneira favorável a determinadas oportunidades do mercado e de forma a evitar ou eliminar as ameaças que recebe do ambiente. possibilitando à empresa atingir seus objetivos e metas.Sua importância na formulação das estratégias vem da sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas para solucionar os problemas vivenciados pela empresa ou para a criação de um diferencial estratégico perante os concorrentes.

Desenvolvimento:

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise dos ambientes interno e externo, a qual é usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa, esse método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização. A ideia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando.

Para Martins (2006), “a análise SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando”, ou seja, para Martins essa ferramenta trás a empresa a situação de seu ambiente externo e interno que é de suma importância pois as informações coletadas do essa ferramenta contribuem para a estratégia adotada pela organização.

Já para DAYCHOUM, 2007, A análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer o reconhecimento dos ambientes que usam as informações coletadas para elaborar os planejamentos estratégicos de uma organização. Essa ferramenta é um sistema simples para posicionar ou verificar estratégica da empresa no ambiente em questão, e se ela é efetiva ou não.

A técnica SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análise de ambientes. É empregada em processos de planejamento estratégico, avaliação da situação da organização e de sua capacidade de competição no mercado. Essa técnica contribui para formação de estratégias competitivas através da identificação dos pontos fortes e pontos fracos, que são os fatores internos da organização, e as oportunidades e ameaças, que são os fatores externos da organização. (SILVEIRA, 2001, p. 209), de acordo com esse pensamento, Silveira nos mostra qual é a função dessa ferramenta e que tem extrema importância na formulação da estratégia adotada pela empresa.

Para (YANAZE, 2007). A verificação das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças vem dos resultados de uma análise feita pela ferramenta SWOT, na qual os dados internos devem ser combinados com as situações do ambiente externo da empresa.

Caracterização da empresa:

A empresa, de razão Social Maninho Contabilidade LTDA e nome fantasia Maninho Contabilidade de CNPJ: 08.957.609/0001_65 se Localiza na Rua Pedro Sampaio, nº 1211, Centro- Várzea da Palma/ MG CEP: 39260-000. Seu ramo de atividade é a prestação de serviços contábeis e conta com nove funcionários, sendo três do setor fiscal, uma do setor contábil, dois do setor de Recursos Humano, um office boy, uma atendente e um Gerente geral.

Analise interna da empresa:

Pontos Fortes:

 Qualidade, os serviços são bem feitos e tem índice de reclamação muito baixo;

 Rapidez, os serviços são feitos dentro do prazo combinado;

 Amplo mercado, atende toda região mesmo havendo outras contabilidades nas cidades vizinhas;

 Organização, as pastas e arquivos são bem organizados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com