TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de estruturas de mercado

Ensaio: Análise de estruturas de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Ensaio  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1 (Valor: 1,5)

A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

Conforme o texto posso dizer que a estrutura de mercado e Oligopólio, pois suas característica é existente de um número relativamente pequeno de produtores. Mercados com duas ou pouco mais de firmas são exemplos claro de oligopólio

É impossível estabelecer o número máximo de firmas que o mercado deveria ter para que fosse classificado como oligopólio. A característica fundamental desse mercado, que de certa forma resultado desses número reduzido de competidores, é a interdependência que existe entre os produtores. Exemplo disso é a fusão da Sadia com a Perdigão.

QUESTÃO 2 (Valor: 1,5)

Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

A utilização de fusão pelas grandes empresas tem duas vantagem e desvantagem. A vantagem está na redução de custos operacionais, marketing entre outros. Agora, a desvantagem é bem maior, pois haverá uma concentração de capitais e de produtos nas mãos de poucos, ou seja, um controle monopolista do mercado em que está sendo fundido. Na atual conjuntura da nossa economia temos um alto índice de consumo, o que para estas empresas é bom, pois passa a produzir pouco forçando o aumento de preços dos produtos. Enquanto o consumidor não para de consumir (lei da procura) as empresas fundidas passam a produzir em curta escala, forçando o aumento de preços. E assim, temos um cruzamento entre as leis da oferta e da procura.

QUESTÃO 3 (Valor: 1,5)

agora em termos agregados, como esse assunto pode interferir no nível geral de preços da economia? Falando Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.

O texto diz sobre muitas fusões que ocorreram ao longo de 2013, dependendo do que teremos de concorrência, podemos ter um elevado aumento nos preços, pois se a demanda existe e a oferta está centrada na mão de apenas um o preço ofertado será alto. É por isso que o governo submete as fusões que vinculado ao Ministério da Justiça, pois o mesmo tem como objetivo orientar, fiscalizar prevenir e apurar os abusos de poder econômico e até mesmo repreendendo esta prática. É claro, que os preços tendem a elevar quando ocorre uma fusão, pois a livre concorrência fica reduzida.

A taxa de juros possui forte interferência na economia, pois e através dela que os agentes, em geral decidem entre viabilizar um projeto de investimento, ou aplica esse valor em um título público,o qual renderá uma taxa de juros.

Como também influencia na decisão de gastar em bens não produtivos e lazer em vez de deixá-lo aplicado, aumentando assim o consumo agregado. Sendo assim, uma taxa de juros alta significará pouco investimento e baixo nível de consumo, e uma taxa de juros baixa significará maiores investimento produtivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com