TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA PRÁTICA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PARA AS EMPRESAS

Por:   •  28/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 12

 UNIVERSIDADE DE UBERABA

UNIUBE

CIENCIAS CONTABEIS

PROJETO DE PESQUISA

PESQUISA PRÁTICA SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PARA AS EMPRESAS

                                        JAQUELINE SABINO GONÇALVES R.A 1070417

MARIA LUCILENE DA PAZ CARDOSO R.A 1071420

ROSILENE DIOGO DA SILVA R.A 1066781 

BELEM-PA

2015

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- CONCLUSAO ..........................................................................6

4- ANEXOS..................................................................................


3

 1-INTRODUÇÃO              

A auditoria passou a ser um instrumento amplo controle para os administradores, através de suas atividades de trabalho serve à administração como meio de identificação de que todos os processos internos e políticas definido pela companhia, assim como sistemas contábeis e de controle interno, estão sendo efetivamente seguidos e que as transações realizadas estão refletidas contabilmente em concordância com os critérios previamente definidos.

Assim, faremos uma viagem real, e conheceremos a fundo auditoria interna como uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo.  Mas, como vai esse controle nas empresas em pleno desempenho de nossa região?


4

2- OBJETIVOS                  

        O objetivo deste trabalho é realizar uma pesquisa prática sobre a contribuição da auditoria interna para as empresas, no que diz respeito à gestão de seu patrimônio e confiabilidade em suas demonstrações contábeis.


5

3- JUSTIFICATIVA                

Quais as principais diferenças verificadas entre os resultados obtidos das empresas de pequeno porte e os resultados das empresas de médio/grande porte?

Com base nos resultados obtidos na pesquisa, a existência de um departamento de auditoria interna na empresa contribui realmente para que haja maior eficiência na gestão dos ativos da entidade?

Com base no resultado obtido nas pesquisas encontramos algumas diferenças entre as empresas, voltado para os pontos estratégicos, estrutura, planejamento, visão, e missão, mais com foco sempre voltado em manter o equilíbrio no mercado. A gestão estratégica de algumas empresas tem a missão que representa a entidade, a personalidade da empresa no momento atual e no futuro, de um ponto de vista genérico, trata de recolher o fio condutor ou aglutinador das diferentes atividades da empresa.

A auditoria interna dentro de uma empresa é uma importante ferramenta que contribui para avaliação de consultoria objetivando melhorar as operações das organizações, com eficácia nos processos de gerenciamentos de riscos e controle da governança. Alem de contribuir em algo precioso e tranqüilizante para os gestores do alto comando, fornecem recomendações corretivas e preventivas, as exposições dos ativos das organizações, face aos riscos empresariais que podem ser de natureza sistemática, operacional, financeira, tecnológica da informação, recursos humanos,

6

mercadológicos e fatores externos, que podem impactar os resultados e estratégias globais da empresa.        


7

4-CONCLUSAO  

        Como demonstra o anexo deste projeto de pesquisa, nosso campo de pesquisa ocorreu em regiões do interior do estado do Pará, geralmente as maiorias são de pequeno e médio porte. Assim; com a nossa pesquisa detectamos que não há esse incentivo, nem muito menos interesse de conhecer a fundo o verdadeiro papel e a importância da auditoria interno. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, freqüentes erros e desperdícios.

 A escassez do controle interno e a falta de informação do verdadeiro papel do controle interno dentro da instituição. Dentre as empresas que visitamos independente de seu porte, poucas compreendem ou julgam desnecessário alguém exclusivo para tal.

Concluímos que o lucro é a meta e mais nada.

Sem mais; contribuiu-nos para conhecermos a realidade enquanto controle interno versos empresas, dentre as empresas de nossa região. E identificar soluções plausível que fariam a diferença ao conhecer a importância de auditoria e suas ramificações.


                           

 

ANEXOS

QUESTIONÁRIO: EMPRESA 1

Empresa 2:  AUTO POSTO DINIZ LTDA

Ramo de atuação: COMERCIO VAREJISTA DE LUBRIFICANTES/                               COMERCIO VAREJISTA DE BEBIDAS

Classificação: PEQUENO PORTE

Logradouro: AV SETE DE SETEMBRO- GARRAFAO DO NORTE ESTADO: PARÁ

Características: UMA EMPRESA PEQUENA, COM POUCOS FUNCIONÁRIOS, SITUADA NO INTERIOR DO ESTADO QUE COMO TANTAS TÊM DIFICULDADES E ORIENTAÇÕES PARA SE MANTEREM NO MERCADO.

QUESTIONARIO APLICADO A GERENTE GERAL:

- A empresa possui um departamento de Auditoria Interna ou algum funcionário que exerça a função de auditor interno mesmo sem que haja este departamento na empresa ?

EMPRESA 1: Não temos departamento especifico, porem um funcionário é responsável para acompanhar e  fiscalizar internamente. 

- Há um manual de operações e responsabilidades definidas na empresa ?

EMPRESA 1: Não, seguimos as operações de costumes e solucionamos as responsabilidades a medida que elas vão surgindo.

- Há um departamento de crédito e cobrança capacitado e orientado ? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com