TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A COMUNICAÇÃO INTERNA ESTRATÉGICA EM EMPRESAS

Por:   •  14/10/2018  •  Monografia  •  8.822 Palavras (36 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 36

        SUMÁRIO

[pic 1]

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO I: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        17

  1.  DEFINIÇÃO DE TERMOS E CONCEITOS        17
  2.  BREVE HISTORIAL DA COMUNICAÇÃO        18
  3.  COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FACTOR ESTRATÉGICO DE SUCESSO        19
  1. Factores que influenciam a comunicação        21
  2. Comunicação interna: porque, como e quando deve acontecer        22
  3. Objectivos da comunicação interna        23
  4. Canais de comunicação nas organizações        24
  1.  A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A COMUNICAÇÃO INTERNA ESTRATÉGICA EM EMPRESAS        25
  1. Relações públicas e a comunicação interna        26
  2. Eficiência na comunicação interna organizacional        27
  3. Os desafios da comunicação interna        28
  1.  A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES        30
  2.  COMUNICAÇÃO INTERNA, MOTIVAÇÃO E RESULTADOS        31

CAPÍTULO II: FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA        33

2.1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        33

2.2. APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS        34

CONCLUSÃO        40

SUGESTÕES        41

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        42

ANEXO        44

APÊNDICE        45

INTRODUÇÃO

As organizações mudaram e a relação das pessoas também. Vive-se uma época rica em termos de desenvolvimento científico e tecnológico, na qual quem tem informação, tem mais poder. Frente a essas transformações, a comunicação tornou-se um activo fundamental na gestão de negócios como parte integrante dos propósitos da empresa e adquiriu importância estratégica para as organizações. No entanto, as empresas têm dificuldades em gerir essas acções e não sabe como aplicar as ferramentas de apoio de forma alinhada ao comprometimento dos resultados.

Diante deste cenário, surge a Comunicação Interna (C.I) como ferramenta fundamental de forma a criar ponte, entre a organização e liderados. Actua como uma linha mestra que gere a entrada e saída da informação, possibilitando a compreensão das acções necessárias para o alcance dos objectivos organizacionais.

No entanto, a comunicação é um processo que necessita ser gerida de forma ampla para atingir o público interno, os colaboradores da empresa e também os parceiros prestadores de serviços, enfim, todos os públicos de interesse, deve agregar a comunicação interna como um valor estratégico e colocá-la no contexto dos negócios.

O presente trabalho está dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo, apresentar-se-á um panorama geral do mesmo, onde constam: um breve historial da comunicação na empresa, os conceitos e os objectivos da comunicação interna, os benefícios, responsabilidade e finalidade; Já o segundo capítulo apresentará o estudo de caso, condução, análise, discussão e interpretação dos dados onde foi feito a pesquisa.

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Segundo Cervo e Bervian, (2002, p.35), “o problema de pesquisa é uma pergunta que deve ser redigida de forma clara, precisa e objectiva, cuja solução seja viável pela pesquisa e geralmente, a elaboração clara do problema é fruto da revisão de literatura e da reflexão pessoal.”

Com isso, busca-se saber:

  • Quais as vantagens da comunicação interna no PSI Angola, no período 2016/2017?

HIPÓTESES

Segundo Moresi, (2001, p.122), hipótese é a suposição de uma causa ou de um problema destinado a explicar provisoriamente um fenómeno que os factos venham a concretizar ou rectificar.

Eis as hipóteses levantadas na pesquisa:

H1: Progresso da organização, proporcionado muitos ganhos que passam pelo aumento da produtividade, maior interacção entre os funcionários e alcance dos objectivos preconizados pela empresa;

H2: Compreensão das acções necessárias que consequentemente se revestem no aumento do nível de produtividade, maior interacção entre os funcionários e o alcance dos objectivos preconizados pela empresa.

OBJECTIVOS DA PESQUISA

Segundo Rojas, (2001, p.35), “objectivos da pesquisa tem a finalidade de mostrar o que se deseja da pesquisa e devem ser expressos com clareza, pois são as orientações do estudo.”

Objectivo Geral:

  • Compreender o processo de comunicação interna no PSI Angola, no período 2016/2017.

Objectivos Específicos:

  • Avaliar os principais factores organizacionais e comportamentais, que influenciam a comunicação interna no PSI Angola, no período 2016/2017;
  • Propor medidas para melhorar a comunicação interna no PSI Angola.

JUSTIFICATIVA

Os resultados organizacionais dependem fundamentalmente, de como os colaboradores se comunicam e interagem dentro da organização. Uma comunicação interna bem elaborada e entendida com exactidão é a chave do sucesso para qualquer Organização, pois ela, encontra-se na base de todo projecto e investimento. Toda mudança rápida ou profunda feita na organização deve ser imediatamente comunicada aos colaboradores relacionados de modo a tornar mais fluido e agradável, e a facilitar o ritmo de trabalho, a fim de que todos estejam informados ao mesmo nível.

No contexto social, o estudo visa despertar aos executivos que exercendo a comunicação como tal contribui no seu aperfeiçoamento e crescimento profissional. Em termo académico, visa obter conhecimento científico no que tange as modalidades de comunicação e suas implicações nos funcionários e na organização.

Optimizar os resultados, minimizar as acções e os conflitos são premissas básicas para o desenvolvimento de qualquer plano de comunicação empresarial. Deste modo, um dos objectivos deste trabalho é justamente esse, mostrar à comunidade empresarial que é possível realizar um bom trabalho, alinhando o plano de comunicação à realidade da empresa, maximizando resultados com poucos recursos e muita qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.6 Kb)   pdf (401.1 Kb)   docx (135.8 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com