TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ANÁLISE EXTERNA E INTERNA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA - PE

Ensaios: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ANÁLISE EXTERNA E INTERNA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA - PE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 12

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ANÁLISE EXTERNA E INTERNA DE UMA EMPRESA NO RAMO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA – PE

MOURATO, Edjane N. de Souza¹

SANTOS, Iolanda C. Natan²

RESUMO:

O planejamento estratégico é um instrumento de mudança organizacional, independente de sua implementação. Sendo assim o presente artigo têm o intuito de analisar uma empresa no ramo de material de construção localizada no município de Serra Talhada- PE. A priori foi realizada uma entrevista com o diretor do estabelecimento a fim de conhecer qual planejamento estratégico interno e externo utilizado pela empresa, bem como os fatores que influenciaram na tomada de decisões e se estes foram alcançados. Diante do exposto, fizemos um levantamento e análise dos dados obtidos em consonância com o proposto na literatura buscando conceitos, com o objetivo de sugerir melhorias nas propostas que não obtiveram um bom progresso. Desta forma e com a obtenção dos referidos dados fizemos uma avaliação do planejado concluindo que a empresa se enquadrou nos pré-requisitos em planejamento estratégico, mediante a análise interna e externa do ambiente da empresa, o que a confere em uma empresa de sucesso e destaque no município de Serra talhada- PE.

PALAVRAS – CHAVE: Planejamento Estratégico. Analise interna e Externa. Material de Construção.

1. INTRODUÇÃO

A turbulência no ambiente empresarial gera um clima de incerteza para a tomada de decisões, provocando uma situação em que, cada vez menos, as organizações assistem aos acontecimentos passivamente, sendo, ao contrário, forçadas a adotar uma postura pró-ativas em relação ao ambiente (TERENCE & FILHO, 2001). Uma ótima postura a ser inicialmente tomada seria um planejamento ao qual a empresa faria todas suas análises reais para estabelecer a melhor direção.

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações na atualidade. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e é através dele que o gestor

1 e 2 Alunas do curso de Ciências Contábeis, 3º Período - FIS

e importantes funções administrativas e é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os municie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam (ANDION & FAVA, 2010, p. 27 )

Em consonância com esse pensamento, acreditamos ainda que é de suma importância haver um diagnóstico estratégico sendo um ponto de partida do planejamento estratégico onde as empresas viabilizarão suas decisões preparando-se para agir nos seus ambientes internos e externos. Uma vez que para Andion & Fava (2010) o diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico. Portanto a empresa tem que assegurar um sistema otimizado de informações externas e internas.

Para uma loja de materiais de construção não será diferente, já que este oferece uma boa possibilidade de crescimento para os empreendedores que resolvem ingressar neste segmento comercial. Para tanto, é imprescindível fazer uma análise interna e externa do seu planejamento.

Diante do exposto, nosso trabalho confere em um estudo com uma empresa de materiais de construção localizada no município de Serra Talhada- PE a fim de conhecer qual planejamento estratégico utilizado, quais fatores que influenciaram a tomada de decisões e se estes foram alcançados. Desta forma e com a obtenção dos referidos dados faremos uma avaliação do planejado interno e externo da empresa e daremos propostas para a melhoria das estratégias que não obtiveram bons resultados.

2. IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS

2.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Toda organização possui uma estratégia, mesmo que não explícita, para atingir seus objetivos. Essas estratégias podem variar de setor e de organização, mas todas elas possuem uma finalidade similar, que é o planejamento coerente dos fatos para que sua empresa possa ter um rendimento sustentável e otimizado. Diante disso recorrem a um planejamento estratégico que irá proporcionar melhorias empresarias, já que o mesmo é:

[...] o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada (OLIVEIRA, 2007).

O planejamento não deve ser comparado ou até mesmo confundido com previsões, ou resoluções de problemas, pois o planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pela empresa, pressupondo a necessidade dos componentes individuais e da organização, para então ocorrer a implementação da empresa. Desta forma, segundo Terence & Filho (2001) “faz-se necessário avaliar, em um primeiro momento, a realidade das pequenas empresas, bem como suas características e limitações ao planejamento”. Para tanto é recomendado ainda que se faça uma análise da realidade atual da empresa.

2.2 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

O diagnóstico estratégico é o primeiro passo do processo de planejamento e é através dele que a organização irá se municiar das informações que irão nortear o seu direcionamento estratégico (ANDION & FAVA, 2010). Esse diagnóstico deve ser feito o mais próximo da realidade da empresa, pensando sempre nas tomadas de decisões do presente que acarretarão em melhorias futuras, pois qualquer tomada de posição errada nessa fase prejudicará todo o resto do processo de elaboração e consolidação do planejamento estratégico na empresa. Pois segundo Oliveira (2007.p. 64) o diagnóstico estratégico deve ter enfoque no momento atual, bem como no próximo momento, no próximo desafio, a fim de construir a dimensão crítica para o sucesso permanente.

Realizando o diagnóstico estratégico as empresas devem seguir essa metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com