TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise swot - volks

Por:   •  22/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

VOLKSWAGEN

4. Cenário macro ambiente – Setor montadoras de veículos brasileiras

Cenário atual

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o mercado automotivo brasileiro nos cinco primeiros meses de 2015,  tiveram índices de queda em 20% nas vendas, redução de 18% na produção, e 14 mil demissões esse é o pior quadro desde 2005. Montadoras como Ford registrou queda de 4% nas vendas e GM, Volkswagen e Fiat chegaram a 25%. Enquanto as quatro maiores montadoras brasileiras (Fiat, GM, Volkswagen e Ford) encontram-se com dificuldades em decorrência da crise, empresas de menor porte como Honda e Toyota estão ampliando presença no país.

Outro reflexo da crise são as demissões, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, há cerca de 40 mil trabalhadores em férias coletivas, licença ou lay-off (suspensão dos contratos de trabalho), o que totaliza 25% de toda mão-de-obra das montadoras.

Leis a favor ou contra

Em abril de 2015, foi aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de lei que regulamenta a terceirização dos contratos de trabalho, o que reflete nas montadoras em atividades-fim, na fabricação de carros. Para muitos críticos, o projeto de lei é prejudicial aos trabalhadores, pois pode colocar em risco direito trabalhista, além de levar a uma substituição em larga escala da mão de obra contratada pela terceirada. Já defensores da nova lei, acreditam que ela aumenta a produtividade e gera mais empregos, pois acaba com a insegurança jurídica.

Dirigentes de montadoras e associações representativas do setor também contam com a legislação que facilita a retomada do bem como principal, o amparo legal, regra que reduz a burocracia na recuperação de veículos inadimplentes, aprovada em dezembro de 2014.

Meio ambiente

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) , estabelece restrições a serem atendidas pelas montadoras, e importadores de veículos, se o carro poluir mais que o limite, desta forma não é liberado para venda. Medidas como essas amenizam o impacto ambiental do aumento dos veículos no Brasil. Desde o início do projeto em 1980, que está em sua sexta fase, a restrição reduziu a emissão de poluentes automotivos já chegou a 99%. Se antes um veículo produzia em média 28,7g de monóxido de carbono por quilômetro rodado em 1985, atualmente um veículo novo libera apenas 0,25g de poluente ao circular pela mesma distância.

Social

A classe média, responsável por quase 80% do consumo das famílias, trocou carros com motor 1.0 por veículos mais potentes. No Brasil, a revolução no consumo está acontecendo de maneira mais rápida do que em outros lugares, diz Henry Manson, chefe de pesquisa da consultoria americana Trendwatching, especializada em marcas e com atuação em mais de 120 países.

Outra pesquisa realizada pelo serviço de Proteção ao Crédito (SPC do Brasil) e do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz indica quais são os principais sonhos de consumo dos brasileiros, comprar um carro está em 9% das respostas, depois de viagens internacionais e viagens nacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com