TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila Credito

Pesquisas Acadêmicas: Apostila Credito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  9.268 Palavras (38 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 38

ADMINISTRAÇÃO

É o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar objetivos organizacionais. Bons administradores fazem essas coisas eficaz e eficientemente. Ser eficaz é atingir os objetivos organizacionais. Ser eficiente é atingir os objetivos com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, de tempo, materiais, e de pessoas. Alguns administradores falham em ambos os critérios, ou focalizam um deles em detrimento do outro. Os melhores administradores mantêm uma focalização clara tanto na eficácia quanto na eficiência.

FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO

Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esse objetivo. As atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, a antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre em que tipos de atividades a organização deverá se engajar, a escolha de estratégias corporativas e de negócios, e a determinação dos recursos necessários para atingir as metas da organização.

Organizar é reunir e coordenar os recursos humanos, financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos. As atividades incluem atrair pessoas para a organização, especificar responsabilidades por tarefas, agrupar tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo sucesso.

Liderar é estimular as pessoas a serem grandes executores. É dirigir, motivar e comunicar-se com os funcionários, individualmente em grupos. Liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas, ajudando a guiá-las e a inspirá-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Liderar ocorre em equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações.

Controlar é monitorar o progresso e implementar as mudanças necessárias. Planos abrangentes, organizações sólidas e líderes destacados não garantem o sucesso. Quando os administradores implementam seus planos, sempre descobrem que as coisas não estão funcionando como foram planejadas. A função de controlar assegura que os objetivos sejam atingidos. Ela pergunta e responde à questão: "Nossos resultados estão consistentes com nossos objetivos?" E faz ajustes quando são necessários. As atividades específicas de controle são estabelecer padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo; monitorar o desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de desempenho; fornecer às pessoas feedback ou informações sobre seu progresso; identificar problemas pela comparação entre dados de desempenho e os padrões; e executar ações para corrigir problemas.

EMPRESA

É uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. O lucro, na visão moderna das empresas é conseqüência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas de titularidade do Poder Público têm a finalidade de obter rentabilidade social. As empresas podem ser individuais ou coletivas, dependendo do número de sócios que as compõem.

OS 14 PRINCÍPIOS DE FAYOL DE ADMINISTRAÇÃO

1. Divisão do Trabalho - dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;

2. Autoridade - delegar autoridade juntamente com responsabilidade;

3. Disciplina - tornar as expectativas claras e punir as violações;

4. Unidade de Comando - cada empregado deve reportar-se somente a um supervisor;

5. Unidade de Direção - os esforços dos empregados devem centrar-se no atingimento dos objetivos organizacionais;

6. Subordinação do Interesse Individual ao Interesse Geral - o interesse geral deve predominar;

7. Remuneração - sistematicamente recompensar os esforços que sustentam a direção da organização;

8. Centralização - determinar a importância relativa do papel do superior e do subordinado;

9. Hierarquia - manter as comunicações dentro da cadeia de comando;

10. Ordem - ordenar todas as tarefas e os materiais para que possam auxiliar a direção da organização;

11. Eqüidade - disciplina e ordem justas melhoram o comprometimento dos empregados;

12. Estabilidade e Manutenção do Pessoal - promover a lealdade e a longevidade do empregado;

13. Iniciativa - encorajar os empregados a agirem por eles mesmos no auxílio à direção da organização;

14. Espírito de Equipe - promover a unidade de interesses entre os empregados e a administração.

COMUNICAÇÃO

A comunicação é a transmissão de informação e significado de uma parte para outra através da utilização de símbolos partilhados.

O emissor inicia o processo veiculando informação para o receptor: a pessoa a quem se destina a mensagem. O emissor tem um significado que deseja comunicar e codifica o significado em símbolos (por exemplo, as palavras escolhidas para a mensagem). Então o emissor transmite, ou envia, a mensagem através de algum canal, tal como um meio verbal ou escrito.

O receptor decodifica a mensagem (por exemplo, lendo-a) e tenta interpretar o significado do emissor. O receptor pode fornecer feedback ao emissor, codificando outra mensagem em resposta à que lhe foi enviada.

O processo de comunicação muitas vezes é perturbado por ruídos ou interferências no sistema, que bloqueiam o entendimento perfeito. O ruído pode ser qualquer coisa que interfira na atenção que está sendo dedicada à conversa: telefones tocando, pensamentos sobre outras coisas ou a mera fadiga ou estresse.

ORGANOGRAMA

Representa as posições na empresa e como estão organizadas. Fornece também um quadro da estrutura de autoridade (quem responde a quem) e da divisão do trabalho. A maioria das empresas possui organogramas oficiais para oferecer essas informações às pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com