TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo A Empreendder

Exames: Aprendendo A Empreendder. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO.................................................................................................8

ANEXOS 9

REFERÊNCIAS..................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O planejamento otimiza o tempo e as atividades que tem para a realização. No ambiente empresarial, não se deve agir na base de fórmulas de tentativa e erro. O mercado é marcado pela competitividade e por mudanças constantes e cada vez mais rápidas. Qualquer erro significa prejuízo e retrabalho e isso acarreta perda de tempo, de dinheiro, de esforço e de energia das pessoas. O planejamento deve ser incorporado como função essencial ao sucesso da atividade empreendedora.

O planejamento, por si, não é garantia de sucesso, mas diminui a probabilidade de erro.

Para planejar, como característica marcante dos empreendedores, não há um único momento para acontecer.

O planejamento deve ser cíclico e sempre que surgirem nova situação a serem decididas.

2 DESENVOLVIMENTO

ANÁLISE DE SWOT

Para colaborar com as expectativas para o futuro empresarial, relacionadas anteriormente, conheça a análise de swot.

A análise de swot é um sistema simples, utilizado para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa ou em seu segmento, no ambiente a qual está inserida. Assim, esta metodologia torna-se uma ferramenta ideal no processo de gestão e monitoramento dos processos organizacionais.

Esta é uma das técnicas da Administração Estratégica comumente utilizada no mundo dos negócios. O termo corresponde a uma sigla em inglês, que representa a junção de força (strenghts), oportunidades (oportunitties), fraquezas (weaknesses) e ameaças (threats), no Brasil, conhecida pela sigla FOFA.

Essa avaliação definirá o cenário onde estamos atuando. Essa ferramenta analisa tanto o ambiente interno (forças e fraquezas) como ambiente externo (oportunidades e ameaças)

2.1 ANALISE AMBIETE EXTERNO

A análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças): as empresas devem monitorar as importantes forças macro ambientais e os agentes micros ambientais que afetam sua capacidade de obter lucro. O sistema de informação de marketing (S.I. M) acompanha tendências e mudanças, e através dessas tendências identifica as oportunidades e ameaças associadas a esta.

Uma oportunidade de marketing existe quando uma empresa pode lucrar ao atender as necessidades dos consumidores de determinado seguimento.

Existem três fontes principais de oportunidades no mercado:

. Oferecer algo cuja oferta seja escassa.

. Oferecer um serviço ou produto existente de uma maneira nova ou superior

. A terceira forma leva a um produto ou serviço totalmente novo.

Uma ameaça ambiental um desafio imposto por uma tendência ou um evento desfavorável que acarretaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, a deterioração das vendas ou dos lucros.

2.1.1 ANALISE DO AMBIENTE INTERNO

A análise do ambiente interno (forças e fraquezas): uma coisa é perceber oportunidades atraentes, outra é ter capacidade de tirar proveito delas. As empresas devem avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. O importante é saber que a empresa não precisa corrigir todas as suas fraquezas.

A pergunta é “se o negócio deve se limitar ás oportunidades para as quais dispõe dos recursos necessários ou se devem examinar melhores oportunidades, para as quais pode precisar adquirir ou desenvolver maiores forças”.

Há alguns profissionais que nos sugerem uma auditoria de marketing, onde os seguintes pontos são verificados:

. Recursos técnicos; é a aptidão técnica que a empresa possui, envolvendo a capacidade de desenvolver novos processos e produtos por meio de pesquisa, inovação etc. ........ Situação financeira: a situação financeira de uma organização ditará em grande parte o escape para a ação e a capacidade de por suas estratégicas em ação. Uma situação financeira sólida auxilia na capacitação de capital externo para financiar seus projetos.

. Capacidade gerencial: a experiência dos admiradores da empresa e a forma pela qual eles desempenham suas tarefas e motivam suas equipes tem um impacto importante no desempenho da empresa.

. Organização: a própria estrutura da organização pode ser um recurso valioso. Algumas estruturas são concebidas de forma a criar um clima de integração e participação dos funcionários em várias decisões importantes.

. Sistema de informação: as empresas que despuseram de sistemas capazes de administrar com competência as informações de pedidos, clientes, vendas e informações de mercado terão maiores condições de tirar vantagem das oportunidades existente.

3 PREÇO DE VENDA

O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande numero de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.

A falta de informação da maior parte dos empresários de micro e pequenas empresas sobre seus custos e sobre o mercado em que atuam faz com que tenham dificuldades na definição do preço de venda.

É comum encontrar empresas que, em situação de forte concorrência, adotam estratégias de baixarem preços sem nenhuns critérios e acabam incorrendo em prejuízos, inviabilizando o negócio.

Para fixar o preço de venda das mercadorias, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância formação criterioso de preços bem como compreender sua estrutura.

3.1 IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO DE PREÇOS:

De maneira simples, preço é quantia de dinheiro que o consumidor paga para adquirir um produto e que a empresa recebe em troca de venda desse produto.

Determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com