TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Organizacional

Exames: Aprendizagem Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  3.534 Palavras (15 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 15

Aprendizagem Organizacional

No início do século XX, o trabalho era dividido em tarefas especificas e cada operário, especializava-se em uma tarefa, não tendo uma visão geral do processo produtivo, seguindo apenas as orientações. A qualificação profissional acima de certo nível, já foi vista como prejudicial para um sistema em que as tarefas eram mecanizadas e metódicas.

Só em 1940 que Georges Friedman mostrou que a racionalização taylorista do trabalho prejudicava e limitava a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades dos indivíduos.

O modelo taylorista de organização do trabalho foi uma inovação importante, seguido durante anos ainda utilizado em vários setores, porem problemas surgiram e propuseram soluções e aperfeiçoamentos, passando assim a valorizar a aprendizagem e a autonomia.

Segundo Meyer e Rowan, as organizações costumam incorporar praticas administrativa e regras aceitas em seu setor produtivo, ou seja, as organizações muitas vezes adotam valores, modelos de produção e ferramentas administrativas reconhecidas como superiores e na moda a fim serem consideradas atualizadas e investirem em sua imagem institucional, conquistando clientes e mercados.

Atualmente o conhecimento organizacional tem se tornado um importante diferencial para as empresas que buscam se sobressair no mercado. O desenvolvimento humano reflete nas mudanças ocorridas dentro e fora das empresas, os avanços em programas que é uma ferramenta importante de acesso a informações que estão disponíveis a todos, estão a cada dia modernizando, mas o que diferencia uma organização da outra é sua capacidade de usá-las a seu favor. É de suma importância o conhecimento dessas ferramentas, juntamente com a integração dos colaboradores e lideres capacitados na formação de uma organização, que terá como benefício a diferenciação no mercado e otimização em seus resultados. Cada empresa tem a sua cultura, sua forma de gestão.

A aprendizagem organizacional que essa é o acúmulo de variados conhecimentos que permite à organização criar o seu próprio modelo de gestão, treinando e educando seus colaboradores a fim de que todos cheguem a um objetivo comum: resultados positivos.

Os profissionais necessitam estar em permanente aprendizagem e principalmente valorizar o aprender a aprender no contexto das organizações. Segundo Larissa Rolim Sanches Apud Senge (1998) aponta que o primeiro passo para iniciar um processo de aprendizagem em uma organização é fazer as pessoas se darem conta de que o aprendizado é importante, que exige engajamento e comprometimento, que isso leva a mudanças profundas e deve significar um desafio pessoal para elas.” Quando uma empresa se torna efetivamente um ambiente de aprendizagem, ela traz benefícios positivos para a vida das pessoas. Ela aumenta o conhecimento e assim a pessoa se torna melhor na sua família, com seus amigos, se torna melhor no seu relacionamento com os clientes.

O Que é Aprendizagem Organizacional?

É a junção de diversos conhecimentos, que permite que a empresa treine e capacite seus profissionais e colaboradores em prol da conquista de bons resultados. Profissionais que estão em constante aprendizado conseguem melhorar seu rendimento, motivação, produtividade, e tornam-se ainda mais engajados e, por consequência, aumentam substancialmente os ganhos positivos para a organização.

Modelos de Aprendizagem Organizacional

Cada organização é diferenciada da outra, possuindo sua própria cultura organizacional e seus próprios processos de aprendizagem. Porém, existem no mercado diversos modelos de aprendizagem organizacional.

Aprendizagem em grupo neste tipo de aprendizagem, o foco é o aprendizado coletivo por meio do compartilhamento de conhecimentos, vivencias e troca de experiências profissionais.

Aprendizagem Sistemática este modelo de aprendizagem organizacional é feito por meio a da observação geral da organização e todos os seus processos.

Aprendizagem com líderes e gestores o aprendizado é feito com base nos ensinamentos, exemplos e experiências transmitidos de líder para colaborador.

Aprendizagem prática o aprendizado é realizado na medida em que a rotina de trabalho é executada diariamente. No dia a dia de trabalho, os profissionais conseguem aprender, por meio de suas tarefas, absorvendo conhecimentos ainda não adquiridos.

Aprendizagem cultural: profissionais aprendem por meio do tipo de cultura organizacional presente na empresa, bem como sua missão e valores.

Experiências profissionais os profissionais conseguem aprender mais com suas experiências profissionais e de mercado. Assim, pode aplicar o que aprenderam dentro dos processos de trabalho, conquistado ainda mais resultados.

O Modelo Industrial e o Modelo Pós-Industrial

A evolução dos sistemas de produção atuais és defendida por vários autores, como um modelo pós-industrial ou informacional. Vários autores como Alvin Toffler e Daniel Bell falam de industrialismo e informacionalismo.

Tofller formulou o conceito de “ondas de mudança”. A primeira onda seria a revolução agrícola, a segunda, o período industrial, e a terceira seria baseada na tecnologia da informação. Bell disse que com a emergência da sociedade pos- industrial, a estrutura burocrática tradicional sofreria com mudanças importantes mudanças e que um novo modelo de organização surgiria: as organizações dão mais espaços ao desenvolvimento dos indivíduos e valorizem o conhecimento produzido como fonte de criação de valor.

Castells estuda o surgimento de uma nova estrutura social. Nesse novo modo de produção, a fonte de produtividade é ligada a tecnologia de geração de conhecimentos, de processamento da informação e de comunicação simbólica.

A globalização e tecnologia de informação

A tecnologia permite o contato entre os diversos mercados, entre os vários países de forma instantânea e em tempo real, garantindo acesso a informações, o trabalho a distância e a realização de investimentos econômicos rápidos, aumentando a velocidade com que circulam o capital e os produtos e serviços. As novas tecnologias permitem processar informações melhor e mais rápidas, sendo fonte de maior produtividade.

Sociedade multicultural

Castells destaca que o uso da tecnologia da informação promove a integração global da produção e distribuição de palavras, sons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com