TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Organizacional

Artigos Científicos: Aprendizagem Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  1.160 Visualizações

Página 1 de 7

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o seguinte caso:

Carlos Andrade foi nomeado para substituir o antigo presidente do grupo empresarial Xambri. Seu principal desafio será transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade. Carlos sabe que essa não será uma tarefa fácil, principalmente em função da resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões. Uma solução fácil seria demiti-los e contratar outros funcionários, mas Carlos não quer criar um clima tenso na organização. Prefere optar por um caminho que melhore o clima e estimule o envolvimento dos antigos funcionários.

Fonte: Disponível em: <http://public.inep.gov.br/enade2009/ADMINISTRACAO.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2013.

A partir da leitura do caso e dos conteúdos estudados ao longo da disciplina responda:

a) Qual/quais a (s) característica(s) /paradigma(s) organizacional/ organizacionais que a empresa Xambri apresenta? Justifique sua resposta, por meio de trechos do texto acima. (2,0 pontos)

Uma das características do paradigma é “os paradigmas são comuns e dirigem o comportamento das pessoas”, isso fica caracterizado no texto quando Carlos Andrade, futuro Presidente do Grupo Empresarial Xambril, verifica que seu principal desafio será:

- Transformar a cultura de uma empresa familiar em uma nova cultura organizacional, fundada em novos valores, como profissionalismo, envolvimento e proatividade.

Fica claro ainda quanto o texto relata a resistência dos gerentes e dos funcionários do grupo Xambri, que não estão acostumados com mudanças e participação nas decisões.

b) Apresente e justifique 03 características que Carlos deve assumir enquanto gestor, que irá melhorar a cultura e o clima organizacional da Xambri? (2,0 pontos)

Carlos, enquanto gestor deve assumir as seguintes características para melhorar a cultura e o clima organizacional da Corporação:

- Valorizar o saber das pessoas:

Com certeza as pessoas mais antigas da empresa possuem valores pessoais muito importantes e devem ser levados em consideração por Carlos, esses conhecimentos, após ser analisado proporcionará ao novo Gerente, valiosas informações para criar um nível de profissionalismo extremamente importante para Empresa.

- Compartilhar informações e conhecimento:

Acreditando que Carlos é um Gestor qualificado para o Cargo e sendo possuidor do conhecimento e das informações, isso lhe proporcionará adquirir e compartilhar informações privilegiadas de seus funcionários, oque lhe dará credibilidade e confiança das diversas equipes que labutarão com ele, fato esse que envolverá seus auxiliares e logicamente esse tempo dispensado para essa função pode ser muito recompensado, quando as decisões forem tomadas.

- Ver nas dificuldades oportunidades:

Tendo em vista a resistência dos gerentes e dos funcionários da Empresa, Carlos deverá identificar os profissionais proativos (aqueles que se antecipam às situações, que tem conhecimentos sobre sua área de atuação, sabem como seus colegas trabalham e aproveitam para adquirir experiências com eles) e colocá-los em posições chaves no organograma da empresa.

2. Relacione a parábola do velho lenhador com os conhecimentos explícito e tácito. Feita a relação, qual dos conhecimentos corresponde à parábola abaixo? Justifique a sua resposta teoricamente. (3,0 pontos)

A Parábola do Velho Lenhador

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que, finalmente, o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.

No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.

Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.

Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

Fonte: Disponível em: <http://www.algosobre.com.br/carreira/a-parabola-do-velho-lenhador.html>. Acesso em: 14 jun. 2013.

O conhecimento que corresponde à parábola do Velho Lenhador e o conhecimento tácito. “Conhecimento tácito, é aquele que introjetamos de modo informal, é o conhecimento pessoal e que por ser mais complexo em decorrência de sua subjetividade, é difícil de compartilhar.” Ou seja, o conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Fato esse que pode ser evidenciado quando o velho lenhador diz ao jovem rapaz que não estava sentado, estava amolando seu machado e que ele gastava muita energia pra cortar as arvores, observação esta fruto da experiência.

Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa.

Enquanto que o conhecimento explícito “refere-se àquele conhecimento formal que pode ser facilmente compartilhado” em suma é o conhecimento que já foi ou pode ser articulado, codificado e armazenado de alguma forma em alguma mídia. Ele pode ser prontamente transmitido para outras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com