TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação ONG Care

Por:   •  21/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 4

2.2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA

2.2.1 Histórico da empresa

A CARE Brasil é uma ONG brasileira reconhecida pela OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), formada por uma equipe e conselho que integram a CARE Internacional e uma federação de 12 países-membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido e Tailândia). Atualmente com sede em Genebra, atua no combate à pobreza em 70 países.

A CARE Brasil iniciou suas operações em agosto de 2001 com a missão de combater a pobreza em regiões rurais e urbanas brasileiras de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), trabalhando com foco no desenvolvimento local e sustentável das comunidades onde atua. Suas principais ações são: inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social.

A CARE Brasil trabalha principalmente a capacitação e a educação, buscando sempre o desenvolvimento local e atuando como um agente catalisador e facilitador de processos de desenvolvimento em que tem por objetivo capacitar, envolver, gerar e aumentar a autonomia das comunidades na construção do seu futuro e do acesso a direitos civis e humanos, monitorados pela organização com regularidade.

No Brasil, a ONG está presente com projetos em oito Estados, sendo: cinco áreas rurais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e na periferia do Rio de Janeiro e São Paulo. Também presta ajuda humanitária em desastres e motiva projetos de reconstrução, adaptação e prevenção às mudanças climáticas em quatro municípios do Rio de Janeiro.

Utilizando tecnologias sociais e ações promovidas para o fortalecimento das comunidades, a CARE Brasil proporciona o desenvolvimento dos locais onde estão inseridas. Os parceiros civis locais são responsáveis pela definição dos programas de práticas sustentáveis de geração de trabalho e renda.

A CARE Brasil possui escritórios locais nos territórios onde atua e conta com a ajuda de técnicos que compreendem a realidade local e seus costumes, e além disso, multiplicar as capacidades de interação, tornando possível obter diagnósticos mais precisos e rápidos.

O planejamento, monitoramento e avaliação são realizados pela equipe de Gerência de Programas ao menos duas vezes por ano em encontros com as equipes em campo, e tem por objetivo a construção e revisão de objetivos de cada programa. A equipe gerencial auxilia as equipes de programas nos instrumentos de avaliação e na análise e solução de conflitos.

2.2.1.1 Data de fundação, país de origem e localização

A CARE Brasil integra a rede da CARE Internacional e foi fundada no Brasil em 2001. Seu escritório central está localizado na cidade de São Paulo.

2.2.1.2 Visão, missão e valores

2.2.1.2.1 Visão

A CARE Brasil busca um país sem pobreza, através da justiça social, esperança e orgulho de sua diversidade, proporcionando que a população viva com dignidade, segurança e estabilidade. Ela trabalha em parceria com a sociedade civil, empresas, o Estado e a CARE Internacional, dedicando-se a o combate à pobreza no Brasil.

A CARE Brasil busca a excelência e trabalha com determinação, buscando o reconhecimento por seu compromisso com a dignidade e respeito às pessoas.

2.2.1.2.2 Missão

A principal missão da CARE Brasil é desenvolver comunidades empobrecidas do país, potencializando a experiência, a diversidade e os recursos existentes, atuando como agente catalisador de processos de transformação social na busca de soluções para o combate à pobreza.

2.2.1.2.3 Valores

A CARE Brasil entende que o desenvolvimento local só é possível a partir da ação da própria comunidade. Por isso, o determinante para a CARE Brasil é identificar, reconhecer, valorizar e potencializar aqueles que atuam localmente, assumindo os seguintes aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com